Rumor do dia: os três recursos que devem aparecer no Android 8.0

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 1 semana
Foto por Simon/Pixabay

Com o Android Nougat já lançado e lentamente chegando aos dispositivos atuais, é hora de olhar para o futuro e ver o que a versão 8.0 potencialmente nos reserva.

Fontes dizem ao VentureBeat que o Google está preparando três novos recursos para o Android O. São adições pequenas, mas muito bem-vindas para deixar o sistema mais esperto.

O primeiro deles se chama Copy Less, que reduziria a necessidade de copiar texto de um app e colar em outro. O VentureBeat cita um exemplo: o usuário está no chat com um amigo decidindo onde jantar, e encontra um bom restaurante no Yelp. Quando ele retornar ao chat e digitar “vamos para”, o teclado oferece uma sugestão gerada automaticamente com o endereço do restaurante.

Isso parece exigir poderes reforçados do Now on Tap (Now a um toque), recurso presente desde a versão 6.0 Marshmallow que traz mais informações sobre o que está na tela ao pressionar o botão Home – incluindo restaurantes, músicas e filmes.

O segundo recurso é bem simples e prático: se alguém lhe enviar uma mensagem contendo um endereço, o Android reconhecerá esse conteúdo e o transformará em link, para que você possa abri-lo no Google Maps com um toque. É semelhante ao que vimos no Mensagens do iOS.

E o terceiro recurso é algo já presente em dispositivos da Asus e Huawei: desenhar gestos de dedo na tela. Por exemplo, se você desenhar a letra C, o sistema mostrará uma lista curta de contatos recentes.

Como esta versão do Android será chamada: Oreo, Ovomaltine, Oatmeal? O AndroidPIT observa que a Mondelēz, empresa dona da marca Oreo, lançou em fevereiro um jogo móvel em parceria com o Google; poucos dias antes, foram abertas as inscrições para a conferência de desenvolvedores I/O 2017.

E Hiroshi Lockheimer – vice-presidente do Android, Chrome OS e Google Play – brinca no Twitter que já tem um nome preferido:

@dcseifert 🤔 pic.twitter.com/u8nMzjTIO1

— Hiroshi Lockheimer (@lockheimer) February 20, 2017

Qualquer que seja o nome oficial, espera-se que o Android O seja revelado na conferência Google I/O entre os dias 17 e 19 de maio.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados