Acho que levaram a premissa de que o processador do iPhone 7 é tão potente quanto o de um notebook e quiseram testar na prática, fazendo o smartphone rodar Windows XP. Não que esse sistema exija muito poder de processamento, mas é de fato interessante ver o XP rodando na telinha de um iPhone. Olha só:

Tudo isso funciona sem jailbreak (!) por meio de um emulador chamado iBox escrito em C++. Ele simula um CPU Intel x86 e uma BIOS customizada para o Windows rodar, além do teclado e mouse que funcionam com a touchscreen do iPhone. É preciso saber como usar o Xcode e conhecer um pouco de programação para instalar o aplicativo, que inicia o Windows XP sem mexer nos dados do iOS.

Como dá pra perceber no vídeo, a experiência não é das melhores: há demora para iniciar o sistema e até mesmo para abrir o menu ou uma janela qualquer. Isso porque o emulador consome bastante poder de processamento para rodar tudo ao mesmo tempo, e o A10 Fusion com os 2 GB de RAM no iPhone 7 não são feitos para aguentar qualquer trabalho pesado.

Se você ficou curioso, basta acessar a página do emulador no GitHub.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados