Facebook Stories é mais uma tentativa da rede social em copiar o Snapchat

Agora, praticamente todos os aplicativos que o Facebook é dono já incorporam o modo história

Jean Prado
Por
• Atualizado há 1 semana

Como se não bastasse incluir uma cópia do Snapchat no Messenger, alguns usuários estão percebendo que o Facebook já começou a colocar o recurso de Stories até no aplicativo principal. Isso mesmo: depois de alguns testes esporádicos, parece que a rede social vai seguir mesmo com a ideia de integrar o Stories onde tiver espaço.

A descoberta é do TechCrunch, que notou “uma grande quantidade de usuários” ao redor do mundo recebendo o recurso Stories. Como de costume, elas ficam no topo do aplicativo; englobam fotos, vídeos e ferramentas de edição; e somem depois de 24 horas.

Nos testes que o Facebook fez na Irlanda, o Business Insider percebeu que as histórias do Facebook não aparecem no feed de notícias ou na timeline do seu perfil. No Instagram, mesmo que a pessoa não te siga, ela pode ver sua história se clicar na foto do seu perfil. Já que se trata do Facebook, imagino que deva ter alguma configuração de privacidade atrelada às Stories, tal como em posts comuns.

Só para você não se perder: agora, praticamente todos os aplicativos que o Facebook é dono já incorporam as Stories. Primeiro foi o Instagram, que conseguiu, de fato, cutucar o Snapchat. Depois foi o WhatsApp, com o Status, que até agora não engrenou muito. Em seguida o Messenger, com o Messenger Day; e agora, por fim, o aplicativo principal do Facebook.

Como já falamos aqui, o Messenger Day recebeu várias críticas de usuários por deixar o aplicativo mais poluído e confuso, com ferramentas que desviam bastante do propósito original do Messenger. Considerando que mais de 1 bilhão de pessoas usam o Facebook exclusivamente pelo aplicativo, vejamos como esse recurso será recebido pelos usuários.

Atualização em 15/03/2016 às 16h14. Em resposta ao Tecnoblog, o Facebook declarou que o teste do recurso foi ampliado para 11 países. Antes, era só a Irlanda que poderia ver e publicar Stories. Agora, Argentina, Chile, Espanha, Grécia, Hungria, Itália, Malásia, Noruega, Suécia, Taiwan e Vietnam também têm acesso ao recurso oficialmente pelos apps para Android e iOS. Infelizmente, ainda não há previsão de lançamento no Brasil.

Por outro lado, conforme apurou o Tecnoblog, alguns usuários que se inscreveram no programa beta do Facebook pra Android já estão com acesso às Stories ― então pode ser que você consiga o novo recurso agora se fizer a inscrição. Aqui está o aplicativo do Facebook já com o recurso (via @RenatoGarcia):

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Relacionados