Samsung anuncia Bixby, assistente pessoal do Galaxy S8

O Galaxy S8 só chega na semana que vem, mas uma das principais novidades já foi revelada

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 6 dias

A Samsung vai anunciar o Galaxy S8 apenas na semana que vem, mas decidiu antecipar um dos recursos que estarão no próximo smartphone: o Bixby, um assistente pessoal que promete facilitar a interação com os novos aparelhos da marca. Com inteligência artificial e aprendizagem de máquina, a Samsung se junta ao rol de empresas investindo na nova forma de interação, que já conta com Apple, Google e Microsoft.

O Bixby é o resultado da compra da Viv, assistente virtual dos criadores da Siri. A Samsung ainda não mostrou imagens do Bixby em funcionamento, então temos que esperar um pouco para ver do que ele é capaz, mas já revelou que o assistente pessoal será acionado por meio de um botão dedicado nos smartphones e possui três características: completude, reconhecimento de contexto e tolerância cognitiva.

A completude significa que o Bixby poderá “suportar quase todas as tarefas que o aplicativo é capaz de fazer utilizando a interface convencional (comandos de toque, por exemplo)”. A Samsung diz que a maioria dos assistentes pessoais deixa o usuário confuso porque não indica claramente o que funciona e o que não funciona por meio de comandos de voz, e quer tornar o comportamento do Bixby mais previsível.

Já o reconhecimento de contexto é uma capacidade do Bixby de entender o que você está fazendo naquele momento e continuar o fluxo de trabalho a partir daquele ponto. Dessa forma, seria possível começar a escrever um e-mail e, de repente, chamar o Bixby para que ele adicione uma imagem ou contato à mensagem, sem ter que fazer tudo de novo.

Por fim, a tolerância cognitiva permitirá que você peça algo ao Bixby sem saber exatamente o comando: “O Bixby vai ser inteligente o suficiente para entender comandos com informações incompletas e executar a tarefa pedida da melhor forma possível, e então pedirá que os usuários deem mais informações para executar a tarefa pouco a pouco. Isso torna a interface muito mais natural e fácil de usar”.

O fato do Bixby ser acionado por meio de um botão lateral no Galaxy S8 faz com que a utilização seja mais natural. “Por exemplo, em vez de passar por múltiplas etapas para fazer uma ligação — ligar e desbloquear o telefone, procurar o aplicativo de telefone, clicar na barra de contatos para procurar a pessoa que você está tentando chamar e apertar o ícone de telefone para começar a discar — você será capaz de fazer todas essas etapas com um toque no botão do Bixby e um comando simples”, diz a Samsung.

Segundo a Samsung, o Bixby estará disponível no Galaxy S8 e será integrado gradativamente aos outros produtos da empresa, incluindo televisores e aparelhos de ar-condicionado. Nos smartphones, ele será inicialmente limitado a alguns aplicativos pré-instalados, mas a fabricante sul-coreana pretende liberar um SDK que permitirá aos desenvolvedores de aplicativos de terceiros adicionarem suporte ao Bixby.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados