Durante um evento em São Paulo, o Google anunciou nesta quarta-feira (22) que o serviço de carona do Waze, batizado de Carpool, vai chegar ao Brasil nos próximos meses. Apresentado no mês passado, ele permite que motoristas ofereçam carona para passageiros que estão indo para o mesmo lugar.

A diretora do Waze, Di-Ann Eisnor, deixou claro que o aplicativo não funciona como o Uber, que diz conectar motoristas com passageiros. A proposta do Carpool é fazer com que os motoristas cobrem dos passageiros apenas o que é necessário para dividir o combustível e manutenção do veículo, sem necessariamente lucrar em cima das caronas.

Por outro lado, a tarifa é definida pelo próprio aplicativo: nos Estados Unidos, por exemplo, o valor cobrado é de US$ 0,54 por milha, e há previsão do valor aumentar em 15% para chamar mais motoristas ao serviço. O desafio, portanto, é conseguir equilibrar o preço que cubra os custos do carro com o número de pessoas que pretendem pedir carona.

Nos últimos anos, o Waze cresceu bastante no Brasil: a cidade de São Paulo é a primeira do mundo em número de usuários e o país fica em segundo no ranking de usuários únicos mensais. Segundo os executivos, o aviso que o Waze deu para os motoristas ligarem o farol em rodovias por conta da nova lei só foi possível pelo contato com a comunidade brasileira.

Será que o Waze vai conseguir emplacar o Carpool no Brasil?

Receba mais sobre Waze Carpool na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados