Facebook remove suporte de apps no Windows Phone e em versões antigas do Android

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 1 semana
Facebook Messenger

Os apps oficiais do Facebook e do Messenger em breve deixarão de funcionar em dispositivos antigos. A rede social vai remover suporte a versões antigas do iOS e Android, e vai abandonar usuários do Windows Phone.

O Facebook diz em comunicado que está alertando os usuários nas versões antigas, e recomendando que eles migrem para alternativas como o Facebook Lite ou o site móvel. O suporte será encerrado até o fim de março.

No Android, o Facebook e o Messenger vão exigir a versão Ice Cream Sandwich (4.0) ou superior. Isso engloba 99% dos usuários, segundo dados do Google. Quem ainda estiver no Android 2.3 Gingerbread tem a opção de baixar o Facebook Lite e o Messenger Lite; e quem estiver em versões ainda mais antigas terá que se contentar com o site móvel no navegador.

No caso do iPhone e iPad, os apps da rede social vão exigir o iOS 8 ou superior. Isso corresponde a mais de 95% dos usuários, de acordo com a Apple. Quem estiver em versões mais antigas precisa acessar Facebook.com pelo navegador.

O caso mais problemático talvez seja este: o Facebook para Windows Phone, o Messenger para Windows Phone 8/8.1 e o Facebook para Windows 8/8.1 (PC) perderão suporte. Os apps para Windows 10 continuam, tanto no PC como em dispositivos móveis. No entanto, entre os smartphones na plataforma da Microsoft, apenas 16% rodam Windows 10 Mobile segundo a AdDuplex.

O Facebook justifica as mudanças dizendo que versões mais antigas de seus apps não têm suporte adequado a “recursos avançados como chamadas de voz e vídeo, jogos e bots para o Messenger”.

O WhatsApp – que pertence ao Facebook – fez uma limpeza semelhante no ano passado. Os apps para Android 2.1/2.2, iOS 6 e Windows Phone 7 deixaram de funcionar; enquanto as plataformas BlackBerry OS, BlackBerry 10, Nokia S40 e Symbian S60 perderão suporte em junho.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados