Netflix troca estrelas por polegares em novo sistema de avaliação

Jean Prado
Por

A Netflix colocou em vigor nesta quarta-feira (5) um novo sistema de avaliação: os polegares — baseados na premissa de “curtir” ou “não curtir” um título do catálogo — tomaram o lugar das estrelas, que antes eram selecionadas de 1 a 5.

YouTube video

Há alguns motivos para a troca. O principal, mostrado no vídeo acima, é que a Netflix consegue saber com mais precisão quando um filme ou série é bem avaliado ou quando não é. “Avaliações na Netflix nunca foram um reflexo da popularidade. Então você pode ter visto uma estrela para House of Cards enquanto seu primo obcecado por política via cinco”, diz o vídeo.

Ou seja, é mais fácil para o algoritmo sugerir os títulos que mais combinam com o usuário. Futuramente, essa troca deve melhorar as recomendações, já que a Netflix vai saber o que alguém gosta (joinha para cima) e o que não gosta (joinha para baixo). Não à toa, as recomendações agora aparecem com uma porcentagem de afinidade, ou seja, do quão relevante os títulos são para o assinante:

Outra vantagem, como explicamos por aqui, é que esse sistema de classificação baseado em polegares resultou em um aumento de 200% no engajamento dos usuários em um teste feito pela Netflix no ano passado. Afinal, é bem mais simples dar uma joinha do que avaliar um filme ou série baseado em estrelas. E você, o que achou da mudança?

Relacionados

Relacionados