A Microsoft está atualizando suas plataformas para o Creators Update: o Xbox One já recebeu; os PCs virão em seguida; e então será a vez do Windows 10 Mobile. Infelizmente, apenas treze modelos de smartphone são elegíveis.

O Creators Update chegará a estes smartphones a partir de 25 de abril:

  • Alcatel IDOL 4S
  • Alcatel OneTouch Fierce XL
  • HP Elite x3
  • Lenovo Softbank 503LV
  • MCJ Madosma Q601
  • Microsoft Lumia 550
  • Microsoft Lumia 640/640XL
  • Microsoft Lumia 650
  • Microsoft Lumia 950/950 XL
  • Trinity NuAns Neo
  • VAIO VPB051

A lista foi adiantada pelo ZDNet e confirmada nove dias depois pela Microsoft. Isto significa que estes smartphones elegíveis para o Windows 10 Mobile não receberão o Creators Update:

Lumia 430; Lumia 435; Lumia 532; Lumia 535; Lumia 540; Lumia 635 1GB; Lumia 636 1GB; Lumia 638 1GB; Lumia 730; Lumia 735; Lumia 830; Lumia 930; Lumia 1520; BLU Win HD W510U; BLU Win HD LTE X150Q; MCJ Madosma Q501

A empresa garante em comunicado ao ZDNet que todo dispositivo com Windows 10 Mobile “continuará a receber correções de segurança e de manutenção”, mesmo se não tiver o Creators Update.

No entanto, a Microsoft explica que dispositivos fora da lista oficial não irão receber builds futuras do programa Insider nem novos recursos. “Insiders com dispositivos que não estão nesta lista ainda podem mantê-los no Creators Update por sua conta e risco, sabendo que ele não é suportado”. Ela continua:

Reconhecemos que muitos Insiders ficarão decepcionados ao ver que seu dispositivo não é mais suportado. Analisamos o feedback dos nossos Insiders e percebemos que não estávamos fornecendo a melhor experiência possível para nossos clientes em muitos dispositivos mais antigos. Isso nos ajudou a determinar quais deles são compatíveis com o Creators Update.

Ao ZDNet, a Microsoft disse que “um dispositivo pode não ser capaz de receber o Creators Update se o hardware for incompatível, se não tiver drivers atualizados, ou se estiver fora do período de suporte da fabricante”.

Quando o assunto é smartphone com Windows, a Microsoft costuma se comunicar de forma confusa. O ZDNet revelou nos idos de 2012 que dispositivos com Windows Phone 7 não seriam atualizados para a versão 8; a empresa só confirmou isto meses depois.

Em 2015, a Microsoft garantiu que todo dispositivo com Windows Phone 8 seria atualizado para o Windows 10 Mobile. Um ano depois, ela voltou atrás: apenas alguns dispositivos receberiam o update. Os usuários ficaram confusos, e a empresa decidiu se esclarecer por meio de… tweets.

E bizarramente, dispositivos elegíveis para o Windows 10 Mobile ainda estão no Windows Phone 8.1 porque o processo de atualização é manual. Segundo a AdDuplex, entre todos os smartphones na plataforma da Microsoft, apenas 16% rodam Windows 10 Mobile – e apenas uma fração deles rodará o Creators Update. Isso é uma pena pois, segundo o Windows Central, a atualização corrige bugs e melhora a experiência de dispositivos antigos como o Lumia 930 e Lumia 830.

As novidades do Creators Update, no entanto, são poucas: há melhorias na interface das Configurações; a Cortana recupera apps e abas do Edge abertas em outro dispositivo; e a autenticação por íris no Windows Hello está mais rápida. Além disso, você pode remover palavras do corretor automático do teclado; ler e-books no navegador Edge; e desinstalar apps padrão.

A Microsoft ainda jura de pés juntos que está comprometida com o setor mobile, e prepara o Windows 10 para rodar em processadores ARM. Mas, como nota o Windows Central, “isso provavelmente não incluirá a porção do 1% dos usuários de smartphones com Windows que ajudaram a Microsoft a chegar lá, porque exigirá dispositivos com especificação mínima mais alta”. Enquanto isso, a Microsoft vende o Samsung Galaxy S8 com seus serviços pré-instalados.

Atualizado em 15/04

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados