Com a chegada da GeForce GTX 1080 Ti, a Titan X perdeu o posto de placa de vídeo mais poderosa do mercado. Mas não por muito tempo: sem fazer barulho, a Nvidia anunciou nesta semana a Titan Xp, versão incrementada o suficiente para bater os números da 1080 Ti.

Sim, incrementada. Não estamos falando de um dispositivo completamente novo, mas de uma placa de vídeo que tem a mesma base da Titan X, como o próprio nome indica: o chip GP102 de arquitetura Pascal e tecnologia de fabricação de 16 nanômetros.

E quais são os adicionais? Para começar, a Titan Xp tem 3.840 núcleos CUDA contra 3.584 da Titan X (e da GeForce GTX 1080 Ti). Além disso, a frequência em modo boost subiu de 1.530 MHz para 1.582 MHz.

Na memória, continua havendo 12 GB de GDDR5X com interface de 384 bits, mas agora com velocidade de 11,4 Gb/s (gigabits por segundo). Isso faz a nova placa ter largura de banda de memória de 547,7 GB/s (gigabytes por segundo). Na Titan X, a velocidade e a largura são de 10 Gb/s e 480 GB/s, respectivamente.

Esses são os principais diferenciais. Graças a eles, a Titan Xp consegue alcançar desempenho de até 12 teraflops, segundo a Nvidia. Só para que você possa comparar, a Titan X atinge 10,2 teraflops; a GTX 1080 Ti, 10,8 teraflops.

É claro que todo esse poder de fogo custa caro. Nos Estados Unidos, a Titan Xp está à venda com preço oficial de US$ 1.200. Porém, dependendo da aplicação, nem é um valor tão alto assim: é claro que você pode usar a novidade para jogar, mas ela é indicada para uso profissional, incluindo projetos de aprendizagem profunda ou realidade virtual.

Ainda não há informação sobre lançamento oficial da Titan Xp no Brasil.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados