Sony DPT-RP1

O tablet não morreu, só virou um produto de nicho. Pelo menos é essa a impressão que a gente tem com o DPT-RP1: trata-se de um “tabletão” com tela de 13,3 polegadas e tecnologia e-ink que a Sony acaba de anunciar no Japão.

Essas duas características — tamanho e tecnologia da tela — deixam claro que estamos falando de um dispositivo que não é bem um tablet, pelo menos não do jeito que conhecemos: a ideia, basicamente, é permitir que você use o DPT-RP1 como um papel eletrônico.

Como a tela é grande, é possível ler, com conforto, documentos com conteúdo complexo, como relatórios com tabelas grandes ou gráficos extensos. E a tela é sensível a toques, portanto, você também pode fazer anotações ou usar o dispositivo como uma lousa eletrônica — entre os acessórios do DPT-RP1 está uma stylus.

O modelo vem para substituir o DPT-S1, dispositivo com finalidades semelhantes que a Sony lançou em 2014. Porém, além de mais leve (o produto pesa cerca de 350 gramas), o DPT-RP1 é ligeiramente mais fino, tendo espessura equivalente ao de 30 folhas de papel empilhadas, segundo a Sony.

A tela não mudou de tamanho, mas a resolução pulou de 1600×1200 pixels para 2200×1650 pixels. Há ainda uma tecnologia antiderrapante, que permite que o usuário faça anotações sobre o painel de maneira mais precisa.

DPT-RP1

Entre as demais características técnicas estão Bluetooth 4.2, Wi-Fi 802.11ac, NFC e 16 GB para armazenamento interno de dados (contra 4 GB do modelo anterior).

Só é uma pena o DPT-RP1 não ter evoluído muito no que diz respeito aos recursos de software: o sistema do tablet só lê arquivos em PDF (há uma ferramenta de conversão, pelo menos) e não permite a instalação de apps. Você tem que se contentar com os recursos que acompanham o produto, consequentemente.

Eu achei o DPT-RP1 particularmente interessante para estudar. O problema é que, inicialmente, ele será disponibilizado apenas no Japão e por um preço pouco amigável ao bolso: 80.000 ienes, valor equivalente a US$ 720. O lançamento está previsto para junho.

Com informações: The Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados