A nova geração de smartphones permite emular jogos do GameCube como nunca antes

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 1 semana

O emulador Dolphin, para jogos do GameCube e Wii, está disponível para Android há algum tempo, mas pode esbarrar em limitações de hardware ao rodar determinados títulos. Felizmente, parece que isso não é problema para smartphones high-end mais recentes.

O canal GuruAidTechSupport do YouTube colocou o Dolphin no Samsung Galaxy S8 para rodar jogos do GameCube — Super Smash Bros. Melee, Super Mario Sunshine e The Legend of Zelda: The Wind Waker — e todos funcionam de forma bem fluida.

Em outro vídeo, ele mostra Mario Kart: Double Dash‼ rodando no Galaxy S8+:

Sim, os botões na tela são um empecilho para jogar, mas como lembra o Kotaku, é fácil conectar um controle Bluetooth ao smartphone Android.

Ambos os smartphones que o canal usa têm processador Snapdragon 835 com chip gráfico Adreno 540, mas é de se esperar que a versão internacional — com processador Exynos 8895 e GPU Mali-G71 MP20 — tenha desempenho semelhante.

A geração anterior de smartphones não permitia rodar esses jogos tão bem. O canal GuruAidTechSupport diz que era inviável jogar Mario Kart: Double Dash‼ no Galaxy S7 Edge, fosse na versão com processador Snapdragon ou com Exynos. Enquanto isso, este vídeo mostra que o Google Pixel XL (com Snapdragon 821) consegue rodar Super Mario Sunshine, mas sofre com lentidão quando a área renderizada é muito grande.

Será que emuladores de consoles antigos serão um novo argumento de venda para smartphones high-end?

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados