Aplicativos em segundo plano podem ter um impacto negativo na bateria de PCs, porque estão liberados para consumir ciclos do processador independentemente do que estiverem fazendo. A Microsoft quer dar um jeito nisso.

Uma prévia do Windows 10 agora detecta quais aplicativos estão rodando em segundo plano e, dependendo do caso, limita o acesso deles ao processador.

O sistema identifica quais programas estão em primeiro plano, além de apps de música, e também detecta quais aplicativos estão fazendo algo importante (dependendo das demandas que ele faz ao Windows, ou das interações do usuário).

Então, os programas que não estiverem nessas categorias têm acesso limitado ao processador. O Windows manterá o CPU em seu estado de baixa energia, evitando ativar um modo de alto desempenho. A Microsoft diz que, em experimentos, o Power Throttling reduziu em até 11% o consumo de energia.

Você poderá ajustar esse recurso através de um controle deslizante no menu de energia. Deslize-o para a esquerda e o Windows tentará economizar mais a bateria; deslize-o para a direita e o recurso será desativado.

Você também pode excluir certos aplicativos do Power Throttling indo em Configurações > Sistema > Bateria e clicando em “Uso da bateria por aplicativo”. Lá, você seleciona o programa, alterna a opção “Gerenciado pelo Windows” para Desativado e desmarca a opção “Reduzir trabalho que o aplicativo faz em segundo plano”.

O Power Throttling não é ativado se o laptop estiver ligado à tomada. Além disso, ele só é compatível no momento com processadores Intel das gerações Skylake e Kaby Lake com a tecnologia Speed ​​Shift — a Microsoft promete expandir o suporte para outros processadores “nos próximos meses”.

Como lembra o Engadget, o macOS também limita aplicativos em segundo plano para melhorar a duração da bateria; o App Nap foi lançado na versão Mavericks. No entanto, este recurso apenas diminui a velocidade de certos programas, enquanto o Windows 10 controla diretamente o processador para colocar limites a cada aplicativo.

O Power Throttling está disponível na build 16176 para usuários no programa Insider do Windows 10, e deve ser lançado para todos até o final do ano.

Com informações: Microsoft, Ars Technica. Imagem por VentureBeat.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados