Sem fazer barulho, a AMD anunciou nesta semana a nova versão da Radeon Pro Duo, uma senhora placa de vídeo equipada com dois núcleos Polaris 10 de 14 nanômetros e 32 GB de memória. Em termos práticos, é quase como se estivéssemos diante de duas placas Radeon RX 480 trabalhando em conjunto.

É claro que você pode utilizar a Radeon Pro Duo para jogar, mas a placa foi desenvolvida para proporcionar mais desempenho a atividades profissionais ou pesadas, como aplicações de realidade virtual, edição de vídeos em alta resolução, renderização de conteúdo 3D e produção de animações.

Para tanto, a placa oferece, em cada uma de suas GPUs, 2.304 stream processors, 32 unidades ROP (para renderização), 128 TMUs (unidades para texturização) e frequência de 1.243 MHz. O TDP é de 250 W.

Além disso, cada GPU da novidade conta com 16 GB de memória GDDR5 (totalizando 32 GB, portanto) com interface de 256 bits e largura de banda de 448 GB/s (gigabytes por segundo).

Com três portas DisplayPort e uma conexão HDMI, o dispositivo suporta, ao mesmo tempo, até quatro monitores 4K trabalhando a 60 Hz ou uma tela 8K com 30 Hz — 60 Hz se houver conexão dual cable.

Radeon Pro Duo

Por incrível que pareça, a nova Radeon Pro Duo tem menos “poder de fogo” do que a sua antecessora: segundo a AMD, o desempenho é de até 11,45 teraflops contra 16 teraflops da versão lançada no ano passado, que tem como base a arquitetura Fiji.

Em contrapartida, a AMD Radeon Pro Duo consome menos energia, não gera tanto calor (teoricamente) e é mais barata: seu preço oficial nos Estados Unidos é de US$ 999; a versão anterior chegou ao mercado custando US$ 1.499.

A expectativa é a de que o dispositivo comece a ser comercializado no final de maio. Não há informação sobre disponibilidade no Brasil.

Com informações: Ars Technica

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados