Mark Zuckerberg

É relativamente comum empresas se depararem com fraudes na internet. O que ninguém esperava é que duas das maiores companhias do setor pudessem ser vítimas: Facebook e Google perderam mais de US$ 100 milhões em um sofisticado golpe aplicado por um lituano.

De acordo com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, Evaldas Rimasauskas começou a executar o seu plano em 2013. Usando emails fraudulentos, documentos falsos, phishing scam e outros truques, ele conseguiu se passar por representante da Quanta Computer, empresa que oferece hardware para diversas companhias renomadas: Apple, Amazon, Dell, HP, Sony, Toshiba e tantas outras.

Google e Facebook também são clientes da Quanta. Com base nisso, Rimasauskas usou os documentos e recursos eletrônicos falsos para se passar por representante oficial, fechar negócios (venda de servidores, basicamente), receber os valores e, aparentemente, guardá-los em diversas contas de bancos europeus.

Todo esse trabalho de engenharia social fez os departamentos de compra do Google e Facebook efetuarem pagamentos ao criminoso durante dois anos. Quando o esquema foi descoberto, a soma dos valores transferidos por ambas as companhias já tinha passado de US$ 100 milhões.

O caso ganhou o noticiário em março, mesmo mês em que Rimasauskas foi preso pelas autoridades da Lituânia. Mas, até recentemente, não se sabia quais corporações haviam caído na armação. Havia algumas pistas, porém: na documentação divulgada, o Departamento de Justiça se refere às companhias como “empresa de tecnologia multinacional, especializada em serviços e produtos relacionados à internet” e “corporação multinacional que fornece serviços de redes sociais e mídia social online”.

Google / Android - campus

Após investigação envolvendo várias fontes próximas ao caso, a Fortune descobriu que uma das vítimas é o Facebook. Uma fonte revelou que a companhia procurou autoridades especializadas em crimes financeiros para pedir ajuda. Posteriormente, outra fonte informou que o Google é a segunda empresa.

Aparentemente, as autoridades norte-americanas não tiveram dificuldades para chegar ao criminoso. Rimasauskas foi preso e, agora, enfrenta um processo de extradição aberto pelo governo dos Estados Unidos. A defesa nega que o lituano tenha participação no caso e agora luta para evitar a extradição: “não podemos esperar um julgamento justo e imparcial por parte dos Estados Unidos”, afirma o advogado.

Independentemente do que acontecer a Rimasauskas, Google e Facebook já se dão por satisfeitos. Contatadas pela Fortune, ambas as companhias confirmaram a fraude, mas também afirmaram que quase todos os valores já voltaram aos seus cofres.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados