Hackers vazam episódios inéditos de série da Netflix, e dizem que é só o começo

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 1 semana

Durante o final de semana, os primeiros dez episódios da próxima temporada de Orange is the New Black vazaram em sites de torrent. Um grupo de hackers invadiu os sistemas de um estúdio parceiro da Netflix, e diz que também pegou séries de canais de TV.

O grupo TheDarkOverlord diz ao TorrentFreak que obteve acesso aos sistemas da Larson Studios, um estúdio que faz ADR (substituição automática de diálogos), isto é, uma dublagem no idioma original para melhorar a qualidade de áudio ou refletir mudanças de diálogo.

A invasão teria ocorrido no final de 2016. Desde então, os hackers dizem estar negociando com o estúdio para impedir o vazamento. Eles queriam um pagamento de 50 bitcoins (cerca de US$ 68 mil), que nunca foi realizado.

No Twitter, o grupo inicialmente publicou um aviso. Então, eles divulgaram um link para o primeiro episódio. Por fim, veio o link para os episódios 2 a 10.

Segundo o site da Larson Studios, a empresa fez mixagem de som para outras séries da Netflix, como Lady Dynamite, Easy e Bill Nye Saves the World. Ela também trabalhou em comédias como The Middle, New Girl e Portlandia, exibidas respectivamente nos canais americanos ABC, Fox e IFC.

No Twitter, o grupo TheDarkOverlord menciona esses canais, dizendo que são “os próximos da lista” e que “não estamos mais brincando”.

https://twitter.com/tdohack3r/status/858152416008577024

Não está claro se os hackers têm episódios novos especificamente dessas séries, mas parece que saberemos em breve:

https://twitter.com/tdohack3r/status/858893194297315328

A Netflix diz em comunicado à imprensa: “Estamos cientes da situação. Uma parceira de produção usada por vários grandes estúdios de TV teve sua segurança comprometida, e as autoridades policiais responsáveis estão envolvidas.”

Como nota a Wired, a decisão de não pagar pode ser estratégica. Isso abriria um precedente, e colocaria um alvo bastante atraente em episódios inéditos da Netflix, que planeja lançar mil horas de conteúdo original este ano.

Por enquanto, o vazamento foi uma inconveniência, mas a Netflix pode se tornar cada vez mais vulnerável a isto, à medida que o serviço se concentra em programação original — já que licenciar conteúdo de outros estúdios custa caro.

Com informações: TorrentFreak, Wired, Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados