IA do Google vence melhor jogador de Go do mundo

AlphaGo ganha a primeira de três partidas contra Ke Jie, jogador chinês profissional de Go

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana

O AlphaGo, computador do Google que vem derrotando jogadores experientes de Go, conseguiu mostrar seu poder mais uma vez nesta terça-feira (23): ele venceu a primeira partida contra Ke Jie, chinês de 19 anos que é nada menos que o atual jogador número um do mundo.

Ke Jie demonstrou ter estudado o comportamento da inteligência artificial do Google, desafiando o AlphaGo logo no começo da partida e jogando onde o computador gosta. Por isso, a margem foi bem apertada: depois de 289 movimentos, a máquina venceu o humano por apenas 0,5 ponto, a menor diferença possível.

Serão três partidas no total: a próxima será na quinta-feira (25), enquanto a final será no sábado (27). Todas acontecerão na China, onde o Google está promovendo um evento sobre Go e inteligência artificial. Por lá, o jogo é tão importante que os feitos do AlphaGo seriam transmitidos pela TV — no entanto, o governo chinês mandou censurar de última hora as transmissões na emissora estatal e em todos os sites chineses.

Como já explicamos, o Go é um jogo difícil para computadores, porque se baseia em um tabuleiro de 19×19 quadrados com cerca de 10171 posições possíveis (o xadrez tem 1050) e 200 opções de jogadas por vez (contra 20 no xadrez). Isso torna quase impossível, com o poder computacional de hoje, criar um algoritmo eficiente do jeito tradicional, que analise todas as movimentações possíveis.

Por isso, o AlphaGo utiliza redes neurais artificiais para que o computador possa fazer “intuições”, como os jogadores humanos de Go. Ele toma decisões com base em processos já feitos, e aprende sozinho com novas partidas. No final das contas, é uma demonstração de como a inteligência artificial pode ser extremamente poderosa para resolver problemas relacionados ao clima ou doenças — não só para jogar Go.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados