O Windows 10 ganhou uma nova edição, mas você não terá acesso a ela. Chamado de China Government Edition, o novo sistema operacional foi modificado para atender aos interesses do governo chinês, eliminando recursos de nuvem e incluindo tecnologias próprias do país.

A Microsoft diz que o desenvolvimento do Windows 10 China Government Edition durou dois anos para que o governo pudesse avaliar a segurança do sistema. Ele é baseado no Windows 10 Enterprise Edition, o que permite aos chineses gerenciar as atualizações e coletar informações de telemetria.

Há algumas diferenças: o Windows 10 China Government Edition traz algoritmos de criptografia do governo e “remove recursos que não são necessários aos funcionários do governo chinês, como o OneDrive”, de acordo com a empresa. Na verdade, é um eufemismo para dizer que o serviço de nuvem da Microsoft é bloqueado no país, assim como quase todos os outros serviços estrangeiros.

Os primeiros a rodarem a edição chinesa do Windows 10 serão órgãos estatais, incluindo uma empresa de tecnologia, a alfândega e o governo da cidade de Xangai, em computadores da Lenovo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados