O smartphone Kodak Ektra roda Android e tem câmera de 21 megapixels

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 semanas

A Kodak é uma das empresas que não conseguiu se adaptar bem ao mundo da fotografia digital. Ela pediu proteção contra falência em 2012 e voltou no ano seguinte focada em produtos empresariais. No entanto, ela não se esqueceu dos consumidores comuns e lançou o smartphone Ektra.

O Kodak Ektra foi anunciado no ano passado, daí as especificações medianas. Ele possui tela IPS de 5 polegadas e resolução Full-HD, processador MediaTek Helio X20 de dez núcleos, 3 GB de RAM e 32 GB de armazenamento expansível por microSD.

O destaque, obviamente, está na câmera. (Na verdade, a Kodak Ektra era originalmente uma câmera de 35mm lançada na década de 40.) Temos aqui um sensor Sony IMX230 de 21 megapixels — o mesmo do Moto X Play — e lente com abertura f/2,0. Ela tem autofoco por detecção de fase, estabilização óptica de seis eixos, e suporte a vídeo em 4K.

Por sua vez, a câmera frontal tem 13 megapixels e abertura f/2,2. A bateria é de 3.000 mAh. Ele ainda roda Android 6.0 Marshmallow. A Kodak está vendendo o Ektra em sua loja online nos EUA por US$ 399.

A CNET testou o aparelho e ficou desapontada. “O Ektra combina um design de plástico de má qualidade, interface desajeitada de câmera e duração de bateria fraca. Isso já frustra o suficiente. Mas a pior parte é que este smartphone focado em fotografia nem mesmo tira fotos ótimas.”

A câmera não reproduz bem as cores, “retratando um céu azul na cor verde”, e o ruído na imagem é muito forte em situações de pouca luz. Além disso, o app é “lento e desajeitado de usar”, levando alguns segundos para abrir, e demorando até cinco segundos para salvar fotos em HDR.

O Pocket-Lint teve uma experiência semelhante: “a câmera produzia imagens saturadas demais com equilíbrio de cores estranho… o lag entre o obturador e a foto era tão ruim que a foto saía embaçada”.

O Ektra não é fabricado pela Kodak, e sim pela britânica Bullitt Group. Ela também foi responsável pelo primeiro smartphone com a marca Kodak, o Instamatic 5, que teve um lançamento tímido em 2015.

Com informações: Engadget, SlashGear.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados