Demorou, mas o Google começou a testar uma versão do Waze para Android Auto com um grupo de usuários. O aplicativo de GPS colaborativo era uma das principais ausências do software automotivo da empresa, que foi lançado em painéis de carros vendidos no Brasil em 2016.

Colocar o Waze no painel do carro poderia causar problemas porque as leis de trânsito de vários países, incluindo o Brasil, proíbem expressamente a utilização de tecnologias que possam distrair o motorista. E os alertas de congestionamento, acidente, radar ou perigo à frente no Waze funcionam justamente devido à interação dos usuários com o aplicativo.

Por isso, o Google diz aos beta testers, em e-mail recebido pelo Android Police, que “a integração foi otimizada para funcionar com o painel do carro e, devido a isso, muitos recursos do Waze foram intencionalmente excluídos”. Ainda assim, o Waze para Android Auto mantém as principais funcionalidades do aplicativo original, incluindo o recurso de receber e fazer alertas sobre a situação do trânsito.

O Ars Technica nota que o Waze é importante para o Android Auto por ser o primeiro aplicativo da plataforma a ter controle total sobre a interface. Até então, os aplicativos do Android Auto eram limitados a mensageiros e players de música; eles seguiam um layout padrão definido pelo Google, que não oferecia muitas possibilidades de personalização aos desenvolvedores.

Leia maisUm mês com Android Auto no carro: os prós e contras

A versão atual do Waze para Android Auto ainda tem problemas conhecidos e pode fechar repentinamente em alguns casos. Se quiser participar do beta privado, inscreva-se nesta página. É necessário ter um carro compatível com o Android Auto. O aplicativo ainda não funciona na variante que aproveita a tela do smartphone como painel e inicialmente não estará disponível em veículos da Audi e Mercedes-Benz.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados