Spotify

Mesmo com o surgimento de concorrentes, o Spotify não parou de crescer: o serviço de música anunciou nesta quinta-feira (15) que atingiu a marca de 140 milhões de usuários ativos mensais. É um crescimento de 40% em relação a junho de 2016, quando a plataforma de streaming tinha 100 milhões de usuários.

A principal ameaça ao Spotify é o Apple Music, que foi lançado há apenas dois anos, mas já alcançou mais de 27 milhões de usuários pagantes. O Spotify não liberou números atualizados de assinantes, mas eles representam menos da metade da base: em março, o serviço independente tinha 50 milhões de usuários do Premium.

O fato do Spotify oferecer um plano gratuito é um dos motivos pelos quais o serviço ainda não é lucrativo, mesmo com quase nove anos de existência: quanto mais usuários, mais royalties o Spotify precisa pagar, e a conta não fecha apenas com anúncios. A empresa fechou 2016 com prejuízo de 349 milhões de euros (aproximadamente R$ 1,27 bilhão).

Ainda assim, parece que o Spotify vai manter seu modelo freemium por um bom tempo: “É um momento emocionante para a plataforma global de anúncios no Spotify. Lançamos nossa plataforma gratuita móvel, suportada por anúncios, há três anos, e o negócio ainda cresce rapidamente com mais de 50% de crescimento ano a ano em 2016”, diz a empresa.

Receba mais sobre Spotify na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados