Atualização do Pokémon Go finalmente deixa o jogo multiplayer de verdade

O jeito que você batalha em ginásios mudou totalmente

Jean Prado
Por
• Atualizado há 1 semana
Pokémon GO (Imagem: Divulgação/Pokémon GO)

As dez pessoas que ainda jogam Pokémon Go (eu incluso) devem ter percebido que os ginásios do jogo estão sendo temporariamente desativados para uma grande atualização. Sim: o jogo finalmente é multiplayer de verdade e os ginásios ficaram bem mais interessantes.

Para começar, os ginásios não são mais baseados em treinamento e prestígio. Em vez de ficar batalhando para ganhar prestígio e conseguir mais lugares no ginásio ou tirar lugares do seu adversário, agora os ginásios vão ter seis espaços fixos para o time que o controla colocar seus Pokémon. E não pode haver repetição, então nada de enchê-los de Dragonite ou Blissey (ufa!).

As batalhas vão acontecer na ordem que o Pokémon foi colocado no ginásio e não são mais organizadas de forma crescente pelo CP. Ah, e agora você também pode rodar os ginásios para conseguir itens, como em PokéStops. Olha só:

Além disso, os Pokémon que estão no ginásio agora têm um “medidor de motivação”, que funciona para medir sua vida no ginásio: quanto mais ele é derrotado, mais ele perde motivação e mais ele perde CP (temporariamente) para ficar mais fácil de ser vencido. Se o seu Pokémon estiver perdendo motivação, basta dar uma Razz Berry para ele. Quando chegar a zero, seu Pokémon volta para você depois da próxima batalha perdida.

Para incentivar o pessoal a ir batalhando, agora é possível ganhar medalhas para cada ginásio que você vence. Elas podem ser reforçadas conforme você batalha ou aumenta a motivação do seu Pokémon e te dão recompensas quando subirem de nível.

Raid Battles

Esse recurso é totalmente novo e parece bem interessante. Uma Raid Battle, ainda sem tradução para o português, é uma forma cooperativa de batalhar em ginásios para vencer o Raid Boss, um Pokémon bem forte. Sério, bem forte mesmo. Olha o CP desse Alakazam na batalha:

Para entrar em uma Raid Battle, o jogo precisa ativá-la (imagino que não deve ser algo que acontece todo dia). Quando ativada, os Pokémon que estão no ginásio voltam para os seus treinadores e um ovo enorme fica no topo do ginásio com uma contagem regressiva para indicar que ela está em vigor. Assim, os treinadores entram com um Raid Pass, que você consegue no ginásio (mas só pode carregar um por vez).

Quando a contagem regressiva terminar, o Raid Boss é revelado e você e outros 20 treinadores devem derrotá-lo em até cinco minutos. Caso consigam, vocês terão a chance de capturar um Pokémon muito forte que deve aparecer depois da batalha.

Novos itens

A atualização também vai trazer novos itens para o jogo, mas que só podem ser obtidos se você vencer um Raid Boss. São estes:

  • Rare Candies: usados no Pokémon original para evoluir um bichinho, no Pokémon Go funcionam como um doce para qualquer Pokémon. Ou seja, se você usá-lo em um Magikarp, vai ganhar um doce de Magikarp.
  • Golden Razz Berry: assim como a Razz Berry normal, aumenta a chance de você pegar um Pokémon que encontrou. Mas aumenta bastante. E também pode ser usada para restaurar totalmente a motivação de um Pokémon que está no ginásio.
  • Technical Machines (TMs): também como no Pokémon original, você pode usar os TMs para ensinar um ataque a um Pokémon. Com os TMs do Pokémon Go, é possível ensinar um ataque normal ou um ataque carregado.

A atualização dos ginásios só estará disponível durante os próximos dias; a Niantic ainda precisa de um tempo com os ginásios desabilitados para fazer a transformação. Depois, as Raid Battles vão ser “lentamente” disponibilizadas para alguns jogadores ao longo de algumas semanas. Como um beta, os jogadores serão convidados a testar esse recurso e ao longo do tempo ele vai estar disponível para todo mundo.

Receba mais sobre Pokémon Go na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados