Este leitor de impressões digitais da Qualcomm funciona embaixo da tela (e até com dedo molhado)

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 4 dias

Os leitores de impressões digitais escondidos na tela dos smartphones finalmente estão chegando: a Qualcomm demonstrou uma tecnologia que permite instalar sensores biométricos ultra-sônicos embaixo de metais, vidros ou até painéis OLED. E eles conseguem ler seu dedo mesmo se o aparelho estiver submerso na água.

A demonstração foi feita em um smartphone Vivo Xplay 6 modificado para abrigar o sensor da Qualcomm. Eis um vídeo explicando o funcionamento da tecnologia:

A Qualcomm afirma que seu novo leitor biométrico é o primeiro disponível no mercado que pode ser instalado embaixo de 1.200 micrômetros (1,2 mm) de tela OLED, 800 µm de vidro ou 650 µm de alumínio. Para aumentar a segurança, a tecnologia é capaz de identificar batimentos cardíacos e o fluxo sanguíneo no dedo.

Mas o sensor ainda não é perfeito. O Engadget, que mexeu no protótipo durante um evento em Xangai, diz: “Apesar da solução funcionar como anunciado, achei que a velocidade de reconhecimento da impressão digital era visivelmente mais lenta — cerca de um segundo entre o primeiro toque e a entrada na tela inicial”. Isso pode explicar por que o Galaxy S8 não veio com o sensor na tela.

Além disso, a área de reconhecimento do sensor é pequena: “Em teoria, a mesma tecnologia de detecção poderia ser aplicada em toda a tela, mas isso aumentaria significativamente o custo de produção”. Há uma possibilidade de que, no futuro, a Vivo coloque o sensor em toda a metade inferior da tela, o que já melhoraria a experiência.

Apesar da tecnologia ter sido demonstrada pela Qualcomm, os sensores biométricos estarão disponíveis mesmo para aparelhos sem chips Snapdragon. Serão duas versões: uma para vidro e metal, que será liberada para os parceiros comerciais ainda este mês; e outra para telas, que chegará às mãos das fabricantes de smartphones no último trimestre de 2017.

Quero.

Receba mais sobre Qualcomm na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados