Qualcomm quer barrar venda de alguns iPhones nos EUA por violarem patentes

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 1 semana
Foto por Kārlis Dambrāns/Flickr

A briga entre Qualcomm e Apple está cada vez pior. Desta vez, a fabricante de chips pediu ao governo americano para impedir a importação de iPhones com modem de outras empresas — no caso, da Intel.

Além disso, a Qualcomm está processando a Apple mais uma vez, alegando que o iPhone infringe seis patentes que cobrem vários aspectos de tecnologia celular.

A briga começou porque a Apple acusa a Qualcomm de cobrar royalties caros demais, abusando de seu poder de mercado. A fabricante detém patentes essenciais para smartphones e tablets, mesmo que não usem componentes feitos por ela.

Esta é uma novela em muitos capítulos; eis um resumo:

  • dezembro de 2016: Qualcomm recebe multa de US$ 850 milhões na Coreia do Sul por práticas monopolistas
  • janeiro de 2017: FTC, órgão que regula práticas comerciais nos EUA, acusa Qualcomm de impor contratos abusivos para as fabricantes; e Apple abre processo alegando que a fabricante cobrou valores abusivos por royalties do iPhone
  • abril de 2017: Qualcomm processa Apple, acusando-a de violar acordos e de limitar o desempenho de seus modems no iPhone 7 para favorecer a Intel; e Apple decide interromper pagamento de royalties à Qualcomm enquanto a disputa judicial não terminar
  • maio de 2017: Qualcomm acusa Apple de chantagem por cortar pagamento de royalties; Intel e Samsung se juntam à FTC contra práticas monopolistas da fabricante

Agora, a Qualcomm quer impedir a importação nos EUA de iPhones com modem de outras fabricantes — trata-se da Intel.

Enquanto isso, Qualcomm e Intel estão prestes a se envolver em outra disputa. A Microsoft vem prometendo que PCs com chips ARM e Windows 10 serão lançados este ano; eles usam emulação para rodar programas desenvolvidos para a arquitetura x86. No entanto, a Intel sugere que isso infringe seus direitos de propriedade intelectual, e pode resultar em processos por quebra de patentes.

A briga Apple vs. Qualcomm lembra a longa batalha que a fabricante do iPhone travou nos tribunais com a Samsung. De fato, um acordo entre as duas não deve sair tão cedo; essa novela ainda terá muitos outros capítulos.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados