As operadoras estão a todo vapor instalando 4G em mais cidades. A tecnologia já está presente em 2.654 municípios, cobrindo 84,2% da população brasileira – 446 municípios a mais do que no mês anterior. Nesse último mês, TIM e Vivo aumentaram sua presença de forma significativa em novas regiões, enquanto a Claro teve um crescimento discreto.

Em comunicado à imprensa, a TIM informa que alcançou 1.850 cidades com a tecnologia 4G, uma diferença de 385 municípios em relação ao mês passado. O anúncio chega uma semana após a operadora ativar a rede de 700 MHz em sete capitais. Na maioria das demais cidades, a cobertura é feita através da frequência de 1.800 MHz (banda 3); ela tem maior alcance em relação aos tradicionais 2.600 MHz que eram inicialmente utilizados por todas as operadoras.

Já a Vivo cresceu sua cobertura em mais 277 municípios, totalizando 1.477 cidades cobertos. Enquanto isso, a Claro marcou presença com apenas 71 novas cidades cobertas, totalizando 1.133 municípios cobertos.

TIM, Vivo e Claro se comprometeram em terminar o ano de 2017 com pelo menos 2.000 cidades contempladas com cobertura 4G.

E a Oi?

A situação da Oi é um tanto quanto frágil: a operadora está em processo de recuperação judicial por conta de uma dívida bilionária. Ela continua estacionada com 284 municípios cobertos e se compromete a fechar o ano de 2017 com 844 cidades cobertas com 4G, tendo serviço disponível para 72% da população urbana.

A Anatel exige, conforme edital de leilão das licenças, que as operadoras terminem dezembro de 2017 com cobertura 4G em todos os municípios com pelo menos 30 mil habitantes. São 1.079 municípios, representando 75,8% da população.

Procurada pelo Tecnoblog, a Oi informou que atenderá as exigências da Anatel cobrindo as cidades faltantes com tecnologia 3G. Em nota, a operadora diz: “a Oi informa que sua cobertura de rede de tecnologia 4G está em conformidade com as metas estabelecidas pela Anatel na Cláusula 7.2.2, do Anexo II-B do Edital n.° 004/2012/PVCP/SPV-ANATEL”.

Mesmo se tratando do leilão de licenças de 4G, o edital permite que as operadoras donas dos blocos V1 e V2 (TIM e Oi) atendam 1/6 dos municípios entre 30 e 100 mil habitantes com 3G, já que a tecnologia atende o requisito de velocidade mínima de 1 Mb/s.

De todas as quatro grandes operadoras, a Oi é a única que terminará o ano com menos de mil municípios cobertos por 4G.

Atualizado em 10/07

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados