Novo Audi A8

A quarta geração do Audi A8 acaba de ser lançada e, no meio de toda a sofisticação que o modelo traz, está uma tecnologia de condução autônoma. Na verdade, quase autônoma. Mas esse quase já é suficiente para você dar algumas voltas com o carro por aí sem se preocupar em pôr as mãos no volante.

Assim como as gerações anteriores, o novo Audi A8 é um veículo grande, tem design agressivo e traz motorização de respeito. Por ora, os endinheirados de plantão podem comprar uma versão com motor 3.0 TDI de 286 cavalos ou 3.0 TFSI de 340 cavalos. Opções ainda mais potentes serão lançadas nos próximos meses, assim como uma versão com motorização híbrida cujas baterias poderão ser recarregadas em uma plataforma wireless.

Novo Audi A8

Todas elas trazem muita tecnologia, inclusive com inteligência artificial: o Audi AI Traffic Jam Pilot. Como você já deve ter presumido, esse é o sistema que cuida da direção autônoma do Audi A8.

Estamos falando de um sistema de nível 3, o que significa que o carro pode rodar sem que você tenha que pisar nos pedais ou tocar no volante, mas obriga que alguém esteja no posto do condutor o tempo todo para interferir na ocorrência de imprevistos.

Novo Audi A8

Há algumas restrições também, começando pela velocidade máxima: a operação autônoma tem um limite de 60 km/h. Velocidades maiores podem ser alcançadas, é claro, mas aí é o motorista que assume.

É necessário levar em conta também que o nível de autonomia do sistema pode variar de acordo com as leis de cada país. Isso significa que, em determinados locais, o A8 será mais autônomo do que em países que têm regras mais rigorosas sobre esse tipo de tecnologia.

O Audi AI é auxiliado por um complexo sistema de monitoramento composto por sensores, câmeras e lasers. Mais de 40 subsistemas auxiliam na direção. O Crossing Assist, por exemplo, é capaz de identificar veículos nos cruzamentos e frear automaticamente o carro, se necessário.

Novo Audi A8

Esses recursos também permitem que o carro estacione sozinho. Você nem precisa estar dentro do veículo: é possível sair e mandar o carro estacionar a partir do smartphone, como se o aparelho fosse um controle remoto.

Há outra novidade interessante: o Audi A8 tem um sistema de suspensão eletromecânica auxiliado por câmeras que analisam a via à frente até 18 vezes por segundo para identificar buracos, desníveis e afins. Com isso, o sistema de suspensão ajusta cada roda individualmente para que a passagem sobre a irregularidade seja a mais suave possível — no Brasil, um recurso como esse deve ser mais interessante do que a própria condução autônoma, não?

Não termina aí: o novo Audi A8 conta ainda com media center com tela de 10,1 polegadas no console central, sistema de massagem para os pés (para o passageiro do banco traseiro), ajuste eletrônico dos assentos, painéis táteis por todos os lados, som 3D na parte traseira, entre vários outros recursos.

Os preços do novo Audi A8 na Europa começam em € 90,6 mil. O modelo deve chegar ao Brasil em 2018, mas os preços ainda não foram definidos. A versão mais barata, no entanto, não deve sair por menos de R$ 500 mil.

Que vontade repentina de ficar rico.

Com informações: Engadget

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados