Hyperloop, transporte do futuro, completa primeiro teste bem-sucedido em tubo de vácuo

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 1 semana

Há alguns anos, o bilionário Elon Musk teve uma ideia: que tal criar um sistema de transporte baseado em tubos, com pods que atingem velocidade máxima de 1.200 km/h? Desde então, várias empresas vêm tentando tirar esse conceito do papel — e pouco a pouco, o Hyperloop se torna realidade.

A startup Hyperloop One construiu uma pista no deserto de Nevada, perto de Las Vegas, e realizou no ano passado seu primeiro teste em plena escala. Este ano, foi a vez de um novo teste: o veículo funcionou sem falhas em um ambiente de vácuo.

Segundo o The Verge, a Hyperloop One usou levitação magnética (ou maglev) para levar seu veículo de testes a 110 km/h, com aceleração de 2g (cerca de 20 m/s²). Graças ao ambiente de vácuo, ele viajou em condições semelhantes a um avião a 200 mil pés de altitude — a baixa resistência do ar permite atingir velocidades maiores.

Para tanto, a empresa usou o DevLoop, tubo com uma pista de 500 m que começou a funcionar em abril. O teste foi realizado em 12 de maio e divulgado hoje; confira o vídeo abaixo (a partir do ponto 2:15).

https://www.youtube.com/watch?v=woaQdXLb1z0

Agora, a empresa está entrando na próxima fase do projeto, com o objetivo de atingir 400 km/h ao longo de uma distância maior.

O Hyperloop tem dois elementos principais: os tubos elevados de aço, um para cada direção, que obtêm energia a partir de painéis solares; e os pods de alumínio que viajam a altíssimas velocidades.

A Hyperloop One também criou os pods para o sistema de transporte. Eles têm 8,5 m de comprimento e são feitos de alumínio estrutural e fibra de carbono. Segundo a empresa, os veículos são projetados para levar humanos e carga a velocidades quase supersônicas, através de propulsão eletromagnética e maglev.

As ambições da Hyperloop One são internacionais. Ela estuda conectar Dubai e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos; e tem uma proposta para ligar Finlândia e Suécia através de tubos. Vale lembrar que, mesmo sendo promissora, a tecnologia ainda está em testes e deve custar alguns bilhões, portanto deve demorar até virar realidade.

Com informações: Hyperloop One, The Verge, TechCrunch.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados