Apple bloqueia apps de bloqueadores de anúncios de apps na App Store

Paulo Higa
Por

Bloqueadores de conteúdo são suportados nativamente pelo Safari do iOS, mas existem também os que somem com as propagandas dentro de outros aplicativos. E a Apple não gosta muito deles: a empresa Future Mind, que desenvolve três (!) aplicativos do gênero, percebeu isso quando tentou publicar uma atualização do AdBlock para iOS na App Store.

O AdBlock funciona no Safari e também utiliza um VPN para barrar o acesso a servidores de anúncios; isso também impede que outros aplicativos mostrem propagandas. Ele custa US$ 1,99 e existe desde 2012, mas a última versão foi recusada na App Store por violar as regras da Apple.

O CTO Tomasz Koperski conta ao MacRumors que recebeu uma ligação para avisar que “a Apple mudou oficialmente sua política com relação aos bloqueadores de anúncios baseados em VPN e certificados raiz na App Store, e não está mais aceitando atualizações de aplicativos que bloqueiam diretamente conteúdo em aplicativos de terceiros”.

Curiosamente, a resposta da Apple à imprensa é diferente. A empresa conta ao 9to5Mac: “Nós nunca permitimos aplicativos na App Store que são feitos para interferir com a performance ou as funcionalidades de outros aplicativos”. E adiciona: “sempre apoiamos a publicidade como uma das muitas formas pelas quais os desenvolvedores podem ganhar dinheiro com aplicativos”. Não seria nada novo, portanto.

Independentemente de quando a Apple resolveu mudar sua política, o fato é que agora os bloqueadores de anúncios em aplicativos deverão ser… bloqueados. Os únicos permitidos serão os que utilizam a API do iOS (que funciona apenas no Safari), além, claro, de navegadores específicos para essa tarefa, como o Firefox Focus.

Quanto ao AdBlock, a Future Mind ainda não sabe o que fazer: ela pode liberar uma atualização que utilize somente a API do iOS, mas está com receio de decepcionar os usuários que já pagaram pelo bloqueador de anúncios dentro de outros aplicativos; por enquanto, ele ficará sem atualizações.

Relacionados

Relacionados