Desde que o Microsoft Office virou um serviço de assinatura, ele vem recebendo atualizações frequentes com alguns recursos bem interessantes e úteis. Desta vez, a suíte de produtividade está ganhando suporte a objetos 3D, permitindo criar apresentações cada vez mais profissionais.

A Microsoft demonstrou no ano passado uma prévia do PowerPoint em que era fácil posicionar e girar objetos 3D. Ao combinar isso a um recurso chamado Transformar, é possível criar apresentações assim:

A transição “Transformar” (Morph) anima um objeto — texto, formas, imagens — com movimentos suaves entre um slide e outro. Quando você aplica isso a um modelo 3D, o resultado é o GIF acima — algo que eu não costumo ver no PowerPoint.

E fazer isso é relativamente simples. Basta colocar o objeto 3D na apresentação, duplicar o slide, e mover/girar o objeto para a posição que você desejar. Depois, na aba Transições, selecione Transformar.

O Word também está ganhando suporte a 3D: você pode inserir e girar objetos da forma que quiser. Um recurso interessante é colocar diferentes perspectivas no documento sem precisar de cinco objetos diferentes, evitando que o arquivo fique muito grande. Você pode conferir como isso funciona no vídeo abaixo:

Você já pode testar isto caso assine o Office 365, mas é preciso se tornar um participante do programa Insider em office.com/insider. Essas novidades serão liberadas para todos os usuários nos próximos meses.

A Microsoft promete que Excel e Outlook também ganharão suporte a 3D. Ela está empolgada com a tecnologia desde o ano passado: o Windows 10 Creators Update trouxe o Paint 3D, que permite criar modelos tridimensionais de forma simples; e o navegador Edge consegue exibir arquivos 3D exportados do Minecraft e Sketchup.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados