A Microsoft está preparando novos recursos para aproximar o Windows 10 de dispositivos Android. É algo simples, mas útil: você pode enviar links do seu smartphone para o PC.

Funciona assim: o usuário vai em Configurações > Telefone e vincula o smartphone. Ele recebe um SMS com o link para instalar um aplicativo chamado Microsoft Apps. Então, quando estiver navegando na web e quiser enviar o link para o PC, basta ir em Compartilhar e selecionar a opção “Continuar no PC”.

Inicialmente, é preciso fazer login com a conta Microsoft. Então, o usuário pode decidir entre “Continuar agora” (abrir o link imediatamente) ou “Continuar mais tarde” (deixar o link na Central de Ações). O suporte para iPhone “está chegando em breve”, avisa a empresa.

Isso está disponível na build 16251, oferecida para usuários no Windows Insider. Você pode aderir indo em Configurações > Atualização e segurança > Programa Windows Insider.

Desde o ano passado, o Windows 10 é capaz de espelhar notificações de dispositivos Android. Ele faz isso através da Cortana, que não está disponível para brasileiros na Play Store. Se você instalar o app por outros meios, no entanto, é possível ativar o recurso.

A Microsoft prometia uma integração maior com smartphones na próxima versão do Windows, chamada de Fall Creators Update. Com o “Pick Up Where You Left Off”, você poderia editar um documento no PC e continuar no smartphone — o arquivo seria carregado automaticamente. Além disso, haveria uma área de transferência sincronizada entre dispositivos, com ajuda do SwiftKey (adquirido pela Microsoft). No entanto, ambos os recursos vão atrasar.

Mais novidades

A build 16251 deixa a Cortana um pouco mais poderosa. Algumas buscas da web vão abrir automaticamente um painel na lateral, sem a necessidade de usar o navegador. Isso funciona para filmes, celebridades, preços das ações, previsão do tempo, status de voos, entre outros. E se a assistente não tiver uma resposta rápida, basta clicar na seta ao lado da sugestão para ver os resultados do Bing.

Além disso, é possível usar o Cortana para desligar, reiniciar, bloquear ou fazer logoff do Windows. Isso funciona apenas na versão em inglês no momento, com os comandos “Hey Cortana, turn off PC”, “restart PC”, “lock PC” e “sign out”.

O Windows 10 Mobile também vem recebendo algumas atualizações e, na build 15235, ele ganhou suporte a modo retrato no Continuum. Se seu monitor está na vertical, a interface será exibida assim ao conectar um smartphone compatível:

O Windows Phone 8.1, por sua vez, não receberá mais qualquer atualização.

Com informações: Microsoft.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados