O 4G como o conhecemos tem um limite teórico de 100 Mb/s para download, mas o padrão vem recebendo melhorias para atingir velocidades mais altas. É por causa disso que a Samsung conseguiu criar um modem que chega a 1,2 Gb/s.

O truque é usar algo chamado CA, ou agregação de canais. Trata-se de combinar várias faixas de frequência na mesma estação rádio-base — como 700 MHz e 1.800 MHz — para transmitir dados a uma velocidade maior.

O modem da Samsung combina até seis frequências de uma só vez (6CA), e consegue baixar um filme em HD dentro de dez segundos. Isso faz parte do LTE Advanced, uma evolução do 4G.

Além disso, ele suporta tecnologia MIMO 4×4 (múltiplas entradas e saídas), que usa quatro rádios nas torres de celular e quatro antenas no seu smartphone — isso cria mais canais para receber e enviar dados na mesma faixa de frequência. E, graças à modulação 256 QAM, é possível transportar três vezes mais dados no mesmo espaço espectral.

A velocidade teórica de 1,2 Gb/s, claro, seria difícil de alcançar na vida real. No Brasil e mesmo nos EUA, as operadoras só usam agregação de três canais; e o congestionamento de rede também atrapalha as coisas.

No entanto, isso significa que não teremos que esperar pelo 5G para velocidades maiores. O próprio Galaxy S8 já tem um modem com 5CA (agregação de cinco canais) que é capaz de chegar a 1 Gb/s, como demonstra a operadora americana T-Mobile neste vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=azsG8NCO9Iw

Enquanto isso, o modem 6CA da Samsung começará a ser produzido no final de 2017, então provavelmente não dará as caras no Galaxy Note 8 — mas poderia aparecer no Galaxy S9.

Com informações: Samsung, Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados