Whill Next

Alguns aeroportos são tão grandes que parecem uma pequena cidade. Não raramente, chegar ao portão de embarque exige que você caminhe um bocado. Se é cansativo para uma pessoa em boas condições físicas, imagine para alguém com mobilidade reduzida. Mas, no Japão, a Panasonic apresentou uma solução para esse problema: uma cadeira de rodas autônoma chamada Whill Next.

Desenvolvida em parceria com a Whill, empresa especializada em equipamentos para mobilidade, a cadeira faz parte de um programa que visa deixar o Aeroporto de Haneda (ou Aeroporto Internacional de Tóquio) mais acessível para todos os tipos de usuários.

Para usá-la, o usuário deve informar o seu destino dentro do aeroporto a partir de um aplicativo para smartphone. A cadeira identificará a posição da pessoa, traçará a melhor rota e então a levará até o ponto de destino.

Com isso, uma pessoa que caminha com dificuldade ou depende de uma cadeira de rodas convencional poderá ir, sem esforço, da área de checkin até o banheiro mais próximo ou de um restaurante dentro do aeroporto até o portão de embarque, por exemplo. A cadeira tem autonomia de 25 quilômetros, aproximadamente, e velocidade máxima de 9 km/h.

Tudo é feito automaticamente. A Whill Next é equipada com sensores e tecnologia de reconhecimento de imagem que detectam obstáculos próximos, assim a cadeira para se algum distraído estiver bem à frente.

Duas ou mais cadeiras podem trabalhar em conjunto, permitindo que uma família inteira seja transportada, por exemplo. Além disso, a Whill Next consegue seguir sozinha para a base mais próxima assim que deixar de ser usada.

Um detalhe interessante é que o usuário não precisa ir até a base para pegar a cadeira. Ele pode chamá-la pelo próprio aplicativo. Se a pessoa tiver bagagens volumosas, a Whill Next pode também se conectar a carrinhos de transporte que seguem a cadeira de rodas automaticamente.

Whill Next

A cadeira de rodas autônoma começou a ser testada nesta semana no Aeroporto de Haneda. Os testes serão realizados até o final de março de 2018. Se os resultados forem positivos, a Whill Next deverá fazer parte dos equipamentos definitivos do local e, provavelmente, será disponibilizada em outros lugares, como shoppings e os demais aeroportos japoneses.

O Japão será sede dos jogos olímpicos de 2020, portanto, há uma imensa preocupação em modernizar (ainda mais) a infraestrutura local para a recepção de turistas, jornalistas, atletas e afins.

A cadeira é só uma das iniciativas. A Panasonic também trabalha em uma tecnologia que permitirá a um estrangeiro obter informações sobre o ponto em que está. Basta acessar um site especial no smartphone (não é necessário baixar um app) e apontar a câmera para um local específico. O sistema irá fazer reconhecimento de imagem e exibir as informações correspondentes, como o cardápio de um restaurante ou a tradução de uma placa.

Com informações: Daily Mail

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados