Samsung lança navegador próprio para Androids de outras marcas

E talvez você realmente queira usá-lo

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana

O navegador da Samsung, criativamente batizado de Samsung Internet, era restrito aos aparelhos da marca, além dos dispositivos Nexus e Pixel. Agora, os coreanos estão liberando uma versão beta para todos os smartphones com Android 5.0 ou superior, e o aplicativo já pode ser instalado gratuitamente pela Play Store. Mas por que diabos você faria isso?

O Samsung Internet utiliza o mesmo motor do Chromium, então a compatibilidade com as páginas é basicamente a mesma — em sua defesa, a Samsung diz que contribui ativamente com o desenvolvimento do Chromium, não apenas “chupinhando” recursos. Mas há algumas funcionalidades adicionais, como o suporte a extensões, modo noturno e recursos experimentais.

As extensões do Samsung Internet incluem leitores de QR Code, assistente de vídeo e bloqueadores de conteúdo — há suporte para vários deles, como Adblock Plus, Crystal e Disconnect (obrigado por colocar o TB na lista branca!). E existem dois modos extras de visualização: o Modo de alto contraste, para pessoas com deficiência visual, e o Modo noturno, que diminui o brilho da tela e deixa as páginas com fundo preto.

Também há recursos experimentais que podem ser acessados em internet://flags, como WebVR (realidade virtual), Web Bluetooth (permite acessar e controlar dispositivos Bluetooth diretamente do navegador), WebGL 2 e as Gamepad Extensions. E, para quem prefere ter os favoritos sincronizados entre o Chrome no desktop e o Samsung Internet, há uma extensão na Chrome Web Store que faz a ponte.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados