Opera descontinua app que economiza dados no Android

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana

O Opera se destaca há anos por uma funcionalidade que permite economizar tráfego, comprimindo as páginas antes que elas cheguem a você e diminuindo o consumo de dados móveis. Desde 2014, há um aplicativo específico para isso, o Opera Max. Mas ele está sendo descontinuado.

Sem fazer muito barulho, a Opera Software publicou um comunicado para avisar que descontinuou o desenvolvimento do Opera Max e o removeu da Play Store. Não haverá mais atualizações. Por enquanto, o aplicativo continuará funcionando para quem já o possui instalado; os usuários serão avisados quando o suporte terminar.

A empresa afirma que o Opera Max “tinha uma proposta de valor substancialmente diferente dos nossos produtos de navegação, e representava um foco diferente para a Opera”. Com o fim do aplicativo, a companhia norueguesa vai focar os esforços em seus próprios navegadores e “outros serviços futuros”.

O Opera Max funcionava por meio de uma VPN. Quando ativado, os dados do celular do usuário passavam a trafegar nos servidores da Opera. Além de comprimir as páginas, o serviço tinha uma função que prometia bloquear anúncios e rastreadores. Com o tempo, ele foi se tornando menos interessante devido ao recurso nativo do Chrome e, ironicamente, passou a mostrar publicidade na interface.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados