CNH - QR Code

A Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e) deve chegar mais cedo do que o previsto. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu antecipar o prazo de implementação do documento para 1º de fevereiro de 2018.

Quando a versão digital da CNH foi anunciada, no mês passado, o governo esperava que o documento passasse a valer a partir da referida data. Mas 1º de fevereiro se tornou o prazo máximo porque o aplicativo para uso da CNH-e em dispositivos móveis já foi desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), de acordo com o Ministério das Cidades.

Agora começa a fase de testes de emissão do documento eletrônico em cada Detran. Um projeto-piloto terá início no próximo mês, em Goiás, o que tornará o estado o primeiro a disponibilizar a novidade.

Para recapitular, a intenção com a iniciativa é permitir que o cidadão tenha a opção de usar a CNH digital por meio do smartphone quando não tiver a versão impressa do documento em mãos. A validação da CNH-e e a checagem dos dados poderão ser realizadas por certificado digital e, a exemplo do que já é feito com CNHs impressas mais recentes, via QR Code.

O documento digital terá a mesma data de validade da versão em papel e, pelo menos inicialmente, não terá emissão automática: o interessado deverá se cadastrar no site do Denatran ou comparecer a um posto do Detran da sua região para fazer a solicitação. Também será possível solicitar a CNH-e nos processos de renovação, emissão de permissão provisória, adição de categoria e requisição de segunda via.

Ainda não há informações sobre os custos para o usuário.

Com informações: Agência Brasil

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados