Suíte Google Docs ganha recursos para colaborar melhor com outras pessoas

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 1 semana

Caso você use o Google Documentos, Planilhas ou Apresentações para editar arquivos com outras pessoas, deve saber como as coisas acabam ficando caóticas depois de um tempo. Alguns inserem comentários, outros fazem sugestões e outros deixam modificações mais permanentes.

Para manter tudo organizado, a suíte de produtividade do Google foi atualizada com alguns recursos interessantes de colaboração.

Entre as principais novidades, é possível renomear versões antigas de um documento, em vez de criar várias cópias com nomes “Trabalho_Final”, “Trabalho_Final2”, “Trabalho_Final2_ValeEste”, e assim vai.

Vá em Arquivo > Histórico da versão > Ver histórico de versões, clique nos três pontos da barra lateral e dê um nome. (Isso funciona apenas na web, não nos apps.)

Caso você queira apenas fazer sugestões, em vez de modificar o documento permanentemente, é possível alternar do modo “Edição” para “Sugestões”. No desktop, clique no botão correspondente no canto superior direito. No Android ou iOS, toque no botão de três pontos e ative a opção “Sugerir mudanças”.

É possível prever como seu documento ficará caso todas as sugestões sejam aceitas (ou recusadas). Clique em Ferramentas > Revisar edições sugeridas e depois em “Visualizar – aceitar todas” (ou “Visualizar – rejeitar todas”).

Também é possível criar modelos (templates) com complementos embutidos, integrando-os a serviços como LegalZoom e DocuSign. E para clientes do G Suite Business e Enterprise, será possível buscar arquivos na nuvem através da barra Explorar, no Documentos e Apresentações:

As imagens acima demonstram os recursos no Google Documentos, mas — vale lembrar — eles também estão presentes no Planilhas e Apresentações. As novidades já estão sendo distribuídas para todos os usuários.

Com informações: Google, Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados