Os detalhes do Zenfone 4, Pro, Max, Max Pro, Selfie e Selfie Pro

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana

A Asus revelou os detalhes da quarta geração do Zenfone, que será composta inicialmente por seis nomes: Zenfone 4, Zenfone 4 Pro, Zenfone 4 Max, Zenfone 4 Max Pro, Zenfone 4 Selfie e Zenfone 4 Selfie Pro (ufa!). Todos os smartphones têm sistema de câmera dupla em algum dos lados, interface renovada e processadores atualizados.

Zenfone 4

O modelo principal segue as características do Zenfone 3: ele é um intermediário premium, com design de vidro e tela de 5,5 polegadas. Mas agora há uma câmera dupla na traseira (uma lente normal e outra grande angular), o leitor de impressões digitais foi para a frente (yay!) e existe uma variante com chip mais poderoso, que borra a linha entre duas categorias de smartphones.

O Zenfone 4 (ZE554KL) possui tela IPS de 5,5 polegadas (1920×1080 pixels), processador Snapdragon 630 ou 660, 4 ou 6 GB de RAM, 64 GB de armazenamento e bateria de 3.300 mAh. A câmera traseira principal tem sensor de 12 megapixels e lente com abertura f/1,8, enquanto a grande angular chega com 8 megapixels, mesma resolução da câmera frontal.

Zenfone 4 Pro

O mais poderoso é o Zenfone 4 Pro, que resolve alguns problemas do Zenfone 3 Deluxe: não há mais bordas estranhas em volta da tela, a bateria é maior para compensar o processador mais potente e, assim como nos outros modelos, parece que os taiwaneses finalmente deram uma atenção à interface — a ZenUI 4.0 tem cara de Asus, mas promete ser mais rápida e está mais limpa, sem um festival de cores na tela.

Por dentro, o Zenfone 4 Pro (ZS551KL) tem painel AMOLED de 5,5 polegadas (1920×1080 pixels), processador Snapdragon 835, 6 GB de RAM, 64 GB de armazenamento e bateria de 3.600 mAh. Aqui, o sistema de câmera dupla serve para dar zoom: há um módulo de 16 megapixels com lente de 25 mm (f/1,7) e outra com lente de 50 mm (ou seja, 2x de zoom óptico). A câmera frontal tem 8 megapixels.

Zenfone 4 Selfie e Selfie Pro

O Zenfone 3 não contou com uma variante focada em selfies, mas isso está voltando na quarta geração. O sistema de câmera dupla do Zenfone 4 Selfie Pro (ZD552KL) vem na frente: a lente principal é de 24 mm (f/1,8) e manda a luz para um sensor de 12 megapixels, enquanto a secundária é de 12 mm, o que deve dobrar o campo de visão, facilitando as selfies em grupo.

O Zenfone 4 Selfie Pro chega com tela AMOLED de 5,5 polegadas (1920×1080 pixels), processador Snapdragon 625, 4 GB de RAM, 64 GB de armazenamento e bateria de 3.000 mAh. A câmera traseira é de 16 megapixels.

Já o Zenfone 4 Selfie (ZD553KL) tem hardware mais simples: a tela é uma IPS LCD de 5,5 polegadas (1280×720 pixels) e o processador cai para um Snapdragon 430. Os números de bateria, RAM, armazenamento e resolução da câmera traseira são mantidos, mas a frontal tem sensores diferentes, de 20 e 8 megapixels.

Zenfone 4 Max e Max Pro

O Zenfone 4 Max (ZC554KL) não é novidade: ele foi o primeiro a ser anunciado, antes mesmo do modelo principal. Trata-se de um smartphone mais simples, com tela de 5,2 ou 5,5 polegadas (1280×720 pixels), processador Snapdragon 425 ou 430, 2 a 4 GB de RAM, 16 a 64 GB de espaço e baterias de até 5.000 mAh — o modelo já era confuso no Zenfone 3 Max, que tinha até uma versão com chip da MediaTek.

O modelo que ainda não conhecíamos oficialmente era o Zenfone 4 Max Pro. O hardware se mantém o basicão do Zenfone 4 Max, e a diferença fica por conta das câmeras: a câmera traseira tem sensores de 16 e 5 megapixels (contra 13 e 5 da versão mais simples) e a frontal possui resolução de 16 megapixels (contra 8 no Zenfone 4 Max). Ambos os modelos contam com leitor de impressões digitais.

É (tudo) isso

Esses foram os seis nomes de Zenfones 4 revelados até o momento. “Nomes” porque, se formos considerar as inúmeras variantes de processadores e tamanhos de tela, já existem mais que 10 aparelhos diferentes, antes mesmo do lançamento no Brasil. E “até o momento” porque, vez ou outra, os taiwaneses lançam produtos específicos para o mercado brasileiro.

São aparelhos que continuam com as características da geração passada: há opções para todos os públicos e faixas de preço, não existe uma linha de design clara (os smartphones têm diferenças visuais significativas entre eles) e, claro, o foco nos números continua — especialmente na RAM abundante, uma estratégia que deu certo no Zenfone 2.

Os Zenfones 4 foram revelados em um evento para a Ásia, e a empresa ainda não anunciou quando ou por quanto eles serão lançados em outros mercados. O mais provável é que os aparelhos cheguem ao Brasil até o final de outubro.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados