Nubank vai usar sua localização para evitar fraudes no cartão de crédito

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 semanas

O Brasil está em segundo lugar no ranking de fraudes com cartões. O Nubank quer evitar que outras pessoas façam compras em seu nome, e por isso está alterando a política de privacidade para compartilhar sua localização.

Em um e-mail para os clientes, o Nubank explica que vai prevenir fraudes usando a geolocalização do seu smartphone. Basicamente, isso detecta se você está no mesmo lugar em que seu cartão está sendo utilizado.

É algo útil para liberar (ou barrar) compras de alto valor, e já é utilizado por grandes bandeiras de cartão, como a Visa. A Mastercard explicou em 2014 que conseguia evitar bastante atividade fraudulenta apenas reconhecendo a localização geral do titular do cartão.

A política de privacidade do Nubank agora inclui a frase “dados de geolocalização que não permitam identificar o cliente individualmente podem ser compartilhados com eventuais provedores desse serviço”. Fora isso, o texto não sofreu grandes mudanças; você pode conferir a versão antiga dessa política aqui.

No e-mail, o Nubank explica que “poderemos a qualquer momento coletar dados do seu histórico de localização, e com isso enriquecer os seus dados, tornar suas compras mais seguras, e também conhecer melhor o seu perfil de uso para ajustar o seu limite no futuro”.

A localização será útil para “melhorar as informações que você recebe sobre as suas compras”; e Cristina Junqueira, co-fundadora do Nubank, deu mais detalhes sobre isso no evento sobre o programa de pontos Rewards. Seu cartão identifica automaticamente a categoria de cada despesa, como “viagem”, “transporte” e “restaurante”. Sabendo onde cada compra foi feita, o app poderá evitar erros nesse processo.

O Nubank diz que, caso você não queira fornecer sua localização, pode alterar isso “diretamente no seu celular” — não no app, mas no sistema.

No Android 6.0 Marshmallow ou superior, vá em Configurar > Aplicativos > Nubank > Permissões e desative a opção “Localização”. No iOS, siga o caminho Ajustes > Privacidade > Localização e desative-a para o Nubank.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados