Samsung anuncia Galaxy Note 8: hardware mais potente, câmera dupla e tela maior

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana

Direto de Nova York — Depois de uma geração conturbada, a Samsung está apresentando o Galaxy Note 8, um smartphone que se parece bastante com o Galaxy S8, mas chega ao mercado com hardware atualizado, tela curvada de 6,3 polegadas e câmera dupla com zoom óptico.

O Galaxy Note 8 é exatamente o mesmo que vazou há algumas semanas. A tela Super AMOLED de 6,3 polegadas é curvada nas laterais e tem resolução de 2960×1440 pixels, com proporção 18,5:9.

Ele tem 6 GB de RAM, 64/128/256 GB de armazenamento (com entrada para microSD) e processador octa-core — Snapdragon 835 nos EUA, e Exynos 8 Octa em outros países. A bateria é de 3.300 mAh, capacidade ligeiramente menor que a do antecessor.

A principal mudança em relação ao Galaxy S8 fica por conta da câmera. O Galaxy Note 8 tem dois sensores de 12 megapixels, ambos com estabilização óptica de imagem.

Um dos sensores é equipado com uma lente com abertura f/1,7, e o outro possui uma lente mais fechada (f/2,4), que permite o zoom óptico de 2x e um efeito de desfoque (bokeh) em retratos. A câmera frontal, por sua vez, tem resolução de 8 megapixels e abertura f/1,7, e há um scanner de íris para desbloqueio sem senha.

O design lembra bastante o Galaxy S8, inclusive com o leitor de digitais ao lado da câmera traseira, e o botão Bixby abaixo dos controles de volume. No entanto, ele é mais quadradão, como é de costume na linha Note.

Na parte inferior, há um compartimento para a S Pen, que aprendeu novos truques de software: você pode traduzir frases inteiras, converter moedas e fixar manuscritos no Always On Display. Ela detecta 4.096 níveis de pressão e tem resistência IP68 à água e poeira, assim como o próprio Note 8.

O smartphone roda Android 7.1.1 Nougat customizado pela Samsung, e tem suporte ao DeX, base que se conecta a teclado e monitor para oferecer uma experiência de desktop.

O Galaxy Note 8 será lançado globalmente a partir de 15 de setembro, nas cores preto, cinza, dourado e azul. A Samsung ainda não informou quando o aparelho começará a ser vendido no Brasil.

Será que a Samsung vai acabar de vez com o fantasma do Galaxy Note 7? Minhas primeiras impressões serão publicadas em breve. O que você quer saber sobre ele?

Paulo Higa viajou para Nova York a convite da Samsung. Colaborou: Felipe Ventura.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados