Notícias Jogos

Microsoft quer que Sony permita crossplay em jogos multiplataforma

Quem tem um PlayStation 4 não consegue jogar certos títulos com outras pessoas que têm Xbox One

Jean Prado
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Na batalha entre os dois consoles mais populares do mercado, Xbox One e PlayStation 4, ainda há espaço para união. Ou ao menos é o que a Microsoft acredita. Aaron Greenberg, gerente de marketing da Microsoft, afirmou ao Gamereactor que está conversando com a Sony para habilitar o crossplay em jogos que funcionem no Xbox One e PlayStation 4.

Por meio do crossplay, os gamers conseguem jogar um mesmo jogo em multiplayer mesmo estando em plataformas diferentes. “Nós fizemos uma parceria com eles envolvendo o Minecraft [disponibilizando o jogo para PS4] e é claro que gostaríamos que eles fizessem parte disso; uma comunidade para unir os gamers. Nós estamos conversando com eles e temos esperança que eles vão ser favoráveis”, disse Greenberg ao Gamereactor.

Foto por Jon Fingas/Flickr

Especificamente sobre o Minecraft, a Microsoft já entrou em um embate com a Sony. Na E3, foi anunciado que jogadores de Minecraft poderiam jogar em multiplayer através das diferentes plataformas, como PC e Xbox, mas não no PlayStation. O motivo? A Sony não quis.

Como lembra o Ars Technica, não é só com o Minecraft. O jogo Ark: Survival Evolved vai ser lançado no dia 29 de agosto e um dos programadores, Jeremy Stieglitz, revelou no Twitter que internamente eles conseguem rodar um crossplay entre Xbox One e PlayStaton 4, mas a Sony não deixa eles liberarem para o público. E o mesmo acontece com títulos jogos como Rocket LeagueGwent.

Talvez a popularidade do PlayStation 4 seja um motivo para a Sony estar tão relutante em permitir o crossplay para vários jogos. O Gizmodo lembra que o console da Sony vendeu 60,4 milhões de unidades desde o lançamento e estimativas mostram que o Xbox One vendeu apenas 33 milhões.

Mas também há pressão interna envolvida. Em junho, Jim Ryan, gerente de marketing do PlayStation, disse ao Eurogamer que eles não são profundamente contra o crossplay e que já permitiram no passado. “Estamos sempre abertos para conversas com qualquer desenvolvedor ou publisher que quer falar sobre isso. Infelizmente é uma discussão comercial entre a nossa equipe e outras partes interessadas”, disse.

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque