Chefe da Samsung tenta defender bateria menor do Galaxy Note 8

Smartphone chegou com bateria de 3.300 mAh, capacidade menor que do Galaxy Note 7 e Galaxy S8+

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 5 dias

O Galaxy Note 8 chegou com tela maior, câmera dupla e versões com maior capacidade de armazenamento em relação ao Galaxy S8. O único componente que parece não ter evoluído de verdade foi a bateria, de 3.300 mAh — menos que os 3.500 mAh do Galaxy S8+ e Galaxy Note 7. Isso não é ruim? O presidente da Samsung Mobile, DJ Koh, tenta defender a decisão.

Em entrevista ao jornal coreano The Investor, DJ Koh diz que participou do processo de desenvolvimento do Galaxy Note 8 desde o começo e, resumidamente, justificou que a bateria foi reduzida porque… eles podem.

Ele conta: “Existem alguns motivos pelos quais nós podemos reduzir a capacidade da bateria. Um deles é o processador de 10 nanômetros que melhorou a eficiência energética do smartphone em 30%. Os usuários também podem ajustar o gasto de bateria baseado em seus padrões de uso, o que melhora a eficiência da bateria no geral. Agora eu posso garantir a segurança da bateria. O aparelho vai manter mais de 95% da capacidade da bateria mesmo após dois anos de uso”.

Eu venho utilizando o Galaxy Note 8 como meu smartphone principal nos últimos dias (o review sai em breve!) e, por enquanto, a autonomia não tem decepcionado. Ele fica dentro do que eu espero de um topo de linha: não chega a ser impressionante como um intermediário premium (Galaxy A9, Zenfone 3 Zoom, Moto Z Play e afins), mas dura o dia inteiro na maioria dos casos.

É óbvio que a segurança tem que ser a prioridade. DJ Koh não cita esse fator como justificativa para ter reduzido a bateria no Galaxy Note 8, mas um dos motivos pelos quais o Galaxy Note 7 pegava fogo era justamente a falta de espaço para o componente se expandir, o que favorecia ocorrências de curto-circuito. Mas claro que eu sempre espero algo melhor a cada lançamento — e, sinceramente, ainda falta um flagship com bateria realmente boa no mercado.

O Galaxy Note 8 começará a ser vendido nos Estados Unidos no dia 15 de setembro. Ainda não há previsão de lançamento no Brasil.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados