O YouTube está de cara nova. A versão para a web inspirada no Material Design, em testes há um ano, será distribuída para todos os usuários a partir de hoje. O aplicativo para iOS e Android vai receber alguns recursos bacanas. E temos até um novo logotipo!

Na web, o YouTube adota um visual mais cinzento e com elementos um pouco mais espaçados. Você pode ativar um tema escuro clicando no ícone “…” no canto superior direito; e também retornar ao design clássico, pelo menos por enquanto.

Este é o novo visual para a web:

E este é o visual antigo:

Por sua vez, os aplicativos para iOS e Android têm uma série de novidades — algumas já anunciadas antes:

  • você pode aumentar e diminuir a velocidade de reprodução, assim como no computador, com opções 0,25x, 0,5x, 0,75x, 1x, 1,25x, 1,5x e 2x;
  • é possível tocar duas vezes no lado esquerdo (ou direito) de um vídeo para avançar (ou retroceder) 10 segundos;
  • há um recurso para ver vídeos sugeridos enquanto você assiste outro em tela cheia;
  • o app vai se adaptar dinamicamente ao tamanho do vídeo, preenchendo melhor a tela se foi gravado na vertical, ou se tiver um formato quadrado (em vez de colocar faixas pretas nas laterais).

Por fim, temos um novo logotipo e ícone para o YouTube. O design foi “concebido para as diversas telas do mundo moderno”, explica a empresa, e é mais flexível: quando o espaço for pequeno, como em um smartphone, o logotipo substitui o ícone.

Ele será usado em computadores e dispositivos móveis a partir de hoje; e em todos os apps e serviços “em breve”.

Eu gostei das novidades nos apps, mas não sou muito fã do novo design para a versão web; talvez seja questão de costume. E você, o que achou?

Com informações: YouTube.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados