Apple demonstra os primeiros apps de realidade aumentada para iOS 11

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 1 semana

Nesta terça-feira (29), o Google anunciou sua solução de realidade aumentada para Android, chamada ARCore. No mesmo dia, caiu o embargo da Apple sobre um encontro com desenvolvedores que fazem apps para AR.

Seis desenvolvedores se reuniram no campus da Apple em Cupertino (EUA) para demonstrar como vêm aplicando a realidade aumentada a seus apps com o ARKit. Esta plataforma está embutida no iOS 11, e não exige hardware adicional: ela funciona em iPhones e iPads equipados com o processador A9 ou superior.

Leia mais: As mil e uma utilidades da realidade virtual e aumentada

O destaque fica para o jogo The Walking Dead: Our World, que coloca zumbis da famosa série no mundo ao seu redor. Você avança “resgatando” sobreviventes e combatendo os inimigos com armas — incluindo arco e flecha, espadas, granadas, metralhadoras, entre outras.

Há algumas semelhanças com Pokémon Go, e de fato parece ser a próxima grande aposta de um jogo em realidade aumentada. The Walking Dead: Our World será lançado para iOS e Android, ainda sem uma data definida.

Temos também o Arise, jogo da Climax Studios em que você ajudar um personagem a navegar por um mundo 3D cheio de ruínas. Em vez de controles tradicionais, você precisa usar a perspectiva: por exemplo, movendo o iPhone até que um buraco não esteja mais visível, liberando a passagem.

Veja abaixo como funciona:

O livro infantil Uma Lagarta Muito Comilona ganhou uma versão em realidade aumentada. Em The Very Hungry Caterpillar AR, a criança usa o smartphone ou tablet para guiar uma lagarta que come frutas virtuais. Ela vai crescendo e, com o tempo, se torna uma borboleta.

Como o ARKit consegue se lembrar onde estão os objetos, mesmo se você se mover a até 15 m de distância, é possível parar de jogar e voltar depois.

A realidade aumentada também oferece uma forma de experimentar produtos. A Ikea permite colocar réplicas em tamanho real de sofás e poltronas na sua casa: você toca em um dos 2 mil modelos 3D disponíveis no catálogo, e coloca os objetos virtuais no espaço real.

O app tem os mesmos modelos 3D que a Ikea usa em seus catálogos. Veja como funciona:

E, claro, existem aplicativos feitos apenas para pura diversão. O GIPHY World coloca GIFs no espaço 3D, e permite compartilhar vídeos ou enviar a cena completa para amigos com o app:

Enquanto isso, o Food Network In The Kitchen permite decorar sobremesas virtuais, como cupcakes, e acessar a receita correspondente:

Os desenvolvedores notam que criar apps com ARKit é relativamente fácil: se você já tiver os modelos 3D, o prazo varia de 7 a 10 semanas. E Simon Gardner, CEO da Climax Studios, diz ao The Verge que uma das vantagens está na base de usuários: haverá centenas de milhões de dispositivos compatíveis. O ARKit funciona no iPhone 6S ou superior, e em qualquer iPad Pro.

Por sua vez, o Google espera atingir 100 milhões de dispositivos compatíveis com ARCore até o final do ano. Inicialmente, essa plataforma vai funcionar apenas em smartphones Pixel e no Galaxy S8. Ela não exige hardware adicional, mas requer Nougat 7.0 ou Oreo 8.0.

Com informações: TechCrunch, The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados