Instagram

Desde quarta-feira (30), usuários do Instagram estão sendo alertados pelo serviço sobre uma invasão que levou à captura de dados de contato de muitos deles. Não está claro quantas contas foram afetadas pelo ataque, mas sabe-se que todas elas são de perfis verificados. Contas de famosos estão no meio, portanto.

De acordo com o comunicado, uma falha na API do Instagram permitiu que invasores tivessem acesso aos emails e números de telefone cadastrados nas contas atingidas. O bug já foi corrigido e uma investigação interna foi iniciada para identificar os responsáveis.

O Instagram afirma que dados referentes a senhas não foram vazados. De todo modo, o serviço orienta, no mesmo comunicado, que o usuário ative a verificação em dois passos para reforçar a segurança de sua conta.

Além desse cuidado, os usuários estão sendo orientados a tomar cuidado com ligações ou mensagens que chegam aos emails cadastrados no Instagram. Os invasores podem enviar malwares para essas contas para tentar obter dados mais críticos, por exemplo.

Instagram got hacked, and they just sent this e-mail to me. Just fantastic… my cell phone number compromised. #instagramhack pic.twitter.com/OkFzFP1pIw

— Gregory Michael (@GregoryMichael) 30 de agosto de 2017

Curiosamente, o alerta começou a ser enviado dois dias depois de o perfil da cantora Selena Gomez ter sido invadido. A artista é uma das mais populares da rede social, com mais de 125 milhões de seguidores. O invasor aproveitou o acesso à conta para publicar fotos nuas de Justin Bieber.

A conta de Selena foi recuperada horas depois. Não há ligação entre as duas invasões, pelo menos aparentemente.

Com informações: Mashable

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados