Tesla aumenta autonomia de alguns veículos para ajudar quem foge do furacão Irma

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 semana
Tesla Model S 60
Tesla Model S 60

Com ventos superiores a 200 km/h, o furacão Irma deixou um rastro de destruição em sua passagem pela Flórida, situação que obrigou milhões de pessoas a abandonarem a região às pressas. Para ajudar na evacuação, a Tesla tomou uma decisão inesperada: liberou uma atualização que permite que certos carros da marca tenham mais autonomia, ou seja, possam ir mais longe com uma única recarga.

Foram beneficiados pela atualização os proprietários dos veículos Model X 60D, Model S 60 e Model S 60D. Esses modelos são as versões mais baratas das linhas X e S, por essa razão, contam com algumas restrições, principalmente recargas limitadas a 80% da capacidade das baterias. Essa característica faz esses carros terem uma autonomia de até 408 quilômetros.

Como essa é uma restrição controlada por software — o X 60D, o S 60 e o S 60D têm baterias de 75 kWh, mas o sistema impõe um limite de 60 kWh —, a Tesla oferece aos proprietários dos modelos em questão a opção de retirar o limite de 80% mediante um pagamento que varia entre US$ 3 mil e US$ 9 mil, dependendo do pacote de update escolhido. Com essa medida, o veículo recebe uma autonomia extra de até 65 quilômetros.

A decisão de liberar o desbloqueio para todos os proprietários veio depois que o dono de um Model S 60 que vive na Flórida solicitou à Tesla um aumento da autonomia para que ele pudesse cumprir a sua rota de evacuação sem o risco de ficar pelo caminho.

Aviso da Tesla sobre o desbloqueio temporário
Aviso da Tesla sobre o desbloqueio temporário

O estado da Flórida conta com uma extensa rede de reabastecimento para veículos da Tesla, mas, dadas as circunstâncias, pode não haver tempo suficiente para recargas durante o percurso, sem contar o fato de certas unidades terem ficado indisponíveis por causa do furacão, embora a maioria esteja funcionando e não haja registro de filas grandes.

É por isso que a Tesla decidiu liberar o desbloqueio a todos os proprietários dos modelos mais acessíveis, temporariamente: o limite de 80% ficará desativado até 16 de setembro.

Vale destacar que o Model S 60 e o Model S 60D deixaram de ser comercializados em abril. As vendas do Model X 60D haviam sido interrompidas em outubro de 2016, apenas três meses depois do seu lançamento. As razões não ficaram totalmente claras, mas, aparentemente, nenhum desses modelos alcançou o número de vendas esperado pela Tesla.

Com informações: The Verge, Electrek

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados