Foto por Álvaro Ibáñez/Flickr

A China vem fazendo de tudo para controlar o que circula no país pela internet. Eles querem manter a estabilidade antes do congresso que será realizado em outubro para definir os líderes do Partido Comunista Chinês.

Por isso, o WhatsApp e sua criptografia de ponta a ponta foram banidos por lá. Segundo a empresa Symbolic Software, que monitora a situação do app na China, não é possível nem mesmo enviar mensagens de texto.

Nadim Kobeissi, da Symbolic Software, diz ao The Verge que a China pode ter atualizado seu firewall para detectar e bloquear o protocolo NoiseSocket, usado pelo WhatsApp para enviar mensagens de texto. Em julho, o país bloqueou o HTTPS/TLS usado para enviar fotos e vídeos.

Ao barrar aplicativos seguros como o WhatsApp, a China espera forçar a população a usar alternativas que podem ser monitoradas facilmente. Uma delas é o WeChat: ele tem 963 milhões de usuários ativos, e fornece seus dados pessoais para o governo chinês.

Além disso, a China está combatendo o uso de VPNs. Uma regra aprovada em janeiro exige que todas as VPNs recebam autorização do governo, fazendo as ferramentas mais usadas no país fecharem as portas. Assim, o país consegue abafar notícias sobre corrupção e sobre dissidentes.

Com informações: The Verge, Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados