C64 Mini

A grande procura pelas versões em miniatura do Nintendinho e do Super Nintendo é prova de que nostalgia vende, e muito. Nesse sentido, não é de se estranhar que outro símbolo de uma geração esteja de volta: o Commodore 64 vai ser relançado em uma versão com 50% do tamanho do primeiro console.

Lançado em 1982 e descontinuado definitivamente em 1994, o Commodore 64 estava mais para um computador pessoal do que para um console de game. No entanto, os jogos foram os grandes responsáveis pelo seu sucesso.

Não por menos, o Commodore 64 Mini — ou simplesmente C64 Mini — vai trazer a sugestiva quantidade de 64 jogos clássicos. Títulos como Alleykat, Anarchy, Cyberdyne Warriors, Firelord, Hysteria, Insects in Space, Impossible Mission e Nebulus estão entre eles. Todos terão opção de salvamento, embora ainda não esteja claro qual será a capacidade de armazenamento do dispositivo.

Apesar das dimensões reduzidas, o C64 Mini é tecnicamente semelhante ao console original. Ele contará inclusive com o Basic 2.0, permitindo que o usuário execute os seus próprios programas.

Mas também há adaptações para o cenário tecnológico atual. O pequeno console terá HDMI para conexão à TV (com opções de filtragem de imagem CRT, scanline e pixel perfect) e duas portas USB para quem quiser adicionar um teclado convencional ou um segundo joystick — o kit do console incluirá apenas um controle.

C64 Mini

A novidade será fabricada pela Retro Games e distribuída pela Koch Media. O lançamento está previsto para o início de 2018. Nos Estados Unidos, o preço sugerido será de US$ 69,99. Uma versão em tamanho real do Commodore 64 é esperada para o final do mesmo ano.

Com informações: Eurogamer.net

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados