Sony libera versão pura do Android 8.0 Oreo para linha Xperia

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 1 semana

Donos do Android sabem que receber a versão mais recente do sistema pode ser complicado. Fabricantes como Samsung e LG ainda nem revelaram quais dispositivos vão receber o Oreo, por exemplo.

Enquanto isso, a Sony tem um programa interessante chamado Open Devices, que fornece o código-fonte do Android puro adaptado para a linha Xperia.

A Sony lançou uma versão do AOSP (Android Open Source Project) baseada no Android 8.0 Oreo, com as mudanças necessárias para rodá-lo em seus dispositivos Xperia mais recentes.

Estes são os smartphones contemplados no momento: Xperia XZ Premium, Xperia XZs, Xperia XZ, Xperia X Performance, Xperia X e Xperia X Compact. Desenvolvedores podem baixar ferramentas e imagens para criar ROMs e experiências personalizadas nesses aparelhos.

Vale lembrar que este é um projeto voltado para usuários mais experientes. Se você quer apenas a atualização oficial para o Oreo, é melhor esperar um pouco.

A Sony vai atualizar estes aparelhos: Xperia X, Xperia X Performance, Xperia XZ, Xperia X Compact, Xperia XZ Premium, Xperia XZs, Xperia XA1, Xperia XA1 Ultra, Xperia XA1 Plus e Xperia Touch. Os novos Xperia XZ1 e Xperia XZ1 Compact já serão lançados com Oreo.

Confira neste link a lista de fabricantes que já confirmaram oficialmente a atualização para o Android 8.0.

Com informações: Sony, SlashGear.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados