O Galaxy Note 8 está entre nós: a Samsung realizou um evento em São Paulo para lançar seu smartphone mais poderoso no Brasil. Já sabemos as especificações, já testamos o aparelho — nosso review está aqui! —, então só falta um detalhe: o preço.

Existem duas versões do Galaxy Note 8 no Brasil: você pode escolher entre 64 GB de armazenamento por R$ 4.399, ou 128 GB por R$ 4.799. Ambos têm suporte a cartão microSD de até 256 GB.

A pré-venda do Galaxy Note 8 começa nesta sexta-feira (6), e termina no dia 20. Quem levar a versão de 128 GB nesse período ganha um Samsung DeX, acessório que cria uma experiência semelhante a desktop; e um carregador wireless.

O aparelho chega às lojas no dia 21 de outubro, apenas na cor preta (em outros países, há opções em cinza, dourado e azul). Ele é fabricado no Brasil.

Vamos relembrar as especificações: o Galaxy Note 8 possui tela Super AMOLED de 6,3 polegadas com resolução 2960×1440 e proporção 18,5:9. Ela é curvada nas laterais. A interface roda por padrão em Full-HD para economizar bateria, mas você pode mudar isso nas configurações.

Por dentro, temos o processador Exynos 8 Octa (o Snapdragon 835 é exclusivo para a versão americana), 6 GB de RAM LPDDR4, e 64 GB/128 GB de armazenamento expansível. A bandeja de chip é híbrida: ou você usa dois chips nano-SIM, ou um chip e o cartão de memória.

A bateria de 3.300 mAh é ligeiramente menor que em seu antecessor. A Samsung diz que a autonomia não é prejudicada graças ao processador mais eficiente; isso também deve evitar as explosões que vimos no Note 7. São 8,6 mm de espessura e 195 g.

O Galaxy Note 8 tem câmera dupla: são dois sensores de 12 megapixels, ambos com estabilização óptica de imagem. Um deles possui lente com abertura f/1,7, enquanto o outro tem abertura f/2,4 — isso permite o zoom óptico de 2x e o efeito de desfoque (bokeh). Ele grava vídeos em 4K a 30 quadros por segundo, não a 60 fps como disseram por aí.

Por sua vez, a câmera frontal tem 8 megapixels e abertura f/1,7. Ela vem acompanhada por um scanner de íris para desbloqueio sem senha. Na traseira, fica o leitor de digitais, ao lado da câmera.

E na lateral, abaixo dos controles de volume, está o botão Bixby. Ele abre um feed com previsão do tempo, notícias e outras coisas que o Google Now e Assistente já fazem. Felizmente, é possível desativar isso. No entanto, se você pressionar o botão por um segundo, ele continuará ativando o Bixby Voice para ouvir seus comandos de voz (apenas em inglês e coreano).

Claro, este não seria um Galaxy Note sem a S Pen. Ela detecta 4.096 níveis de pressão e tem resistência IP68 à água e poeira, assim como o próprio Note 8. Além de guardar suas anotações, ela consegue traduzir frases inteiras, converter moedas e fixar suas notas no Always On Display.

O Galaxy Note 8 roda Android 7.1.1 Nougat com personalizações da Samsung: por exemplo, é possível criar um atalho para abrir dois apps simultaneamente.

E, assim como o Galaxy S8, ele tem suporte ao Samsung DeX. Você encaixa o aparelho na base; depois um teclado, mouse e monitor; e obtém uma experiência bem próxima ao desktop. É possível mover e redimensionar apps, usar atalhos de teclado, e mais.

Você pretende comprar o Note 8? Confira aqui o nosso review.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados