YouTube testa vídeos que tocam automaticamente no app para Android

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 1 semana
Foto por Michal Jarmoluk/Pixabay

O Google vem adotando vídeos com autoplay em alguns de seus produtos, e agora é a vez do YouTube. O app para Android está testando reprodução automática em sua aba inicial.

Segundo o Android Central, os vídeos tocam automaticamente no mudo e com legendas ativadas. Não se trata de uma prévia como no desktop: eles são reproduzidos desde o início e vão até o fim se você deixar.

Isso vale para o primeiro vídeo — geralmente um anúncio — na aba Início. À medida que você desliza pela lista, o vídeo anterior é pausado, e o que estiver em destaque será então reproduzido. O som é ativado só quando você tocar nele.

Infelizmente, esse recurso toca vídeos em qualquer conexão. Para mudar isso, é preciso ir na sua imagem de perfil (no canto superior direito), seguir o caminho Configurações > Gerais > Reproduzir ao navegar e escolher a opção “Somente no Wi-Fi” ou “Desativado”.

Como o recurso ainda está em testes, é possível que o YouTube mude esse padrão para não consumir sua franquia de dados. Esta já é uma forma menos invasiva de usar o autoplay que o Facebook, por exemplo: a rede social toca vídeos automaticamente e com som à medida que você desliza pelo feed de notícias.

O Instagram, por sua vez, adotou um meio-termo: manter o áudio ativado para todos os vídeos se você o ativar em um deles, e desativá-lo novamente quando você reabrir o app.

Com informações: Android Central.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados