Google oferece mais segurança para usuários de risco
Qualquer um que quer mais proteção na sua conta pode participar
Qualquer um que quer mais proteção na sua conta pode participar
Por mais neurótico que você seja, nem sempre sua conta do Google está segura. Muitos hackers usam engenharia social, apps conectados ou ataques de phishing muito bem direcionados para roubar suas informações. Para prevenir tais invasões, o Google anunciou o Advanced Protection Program, útil para quem tem maior chance de ser alvo de um ataque virtual.
O programa traz três proteções adicionais:
Mas quem é considerado de alto risco, exatamente? Jornalistas que precisam proteger a identidade de suas fontes, pessoas que estão em um relacionamento abusivo e funcionários de políticos que se preparam para uma eleição.
Como lembra o Ars Technica, esse último item seria bem interessante no caso de John Podesta, chefe de campanha de Hillary Clinton, ex-candida à presidência dos EUA. Podesta foi vítima de um ataque de phishing, que teve sua conta do Google invadida e seus e-mails vazados pelo WikiLeaks. Uma autenticação por chave USB teria evitado parte do escândalo.
De qualquer forma, você não precisa coordenar uma campanha política para entrar no Advanced Protection Program. O recurso passou por algumas semanas de testes e agora qualquer conta pessoal do Google pode fazer parte. Para quem usa G Suite, o Google recomenda proteções similares como chaves de segurança e limitar o acesso de apps de terceiros.